Menu

Tipos de Panelas: qual você deve usar para preparo

Conheça qual é o melhor modelo e o material mais indicado na hora de cozinhar

Crédito: Pixabay

Publicidade

Conhecer os tipos de panelas pode ajudar no preparo dos alimentos; assim como o material de cada uma delas. Algumas são mais versáteis que as outras e até mesmo permitem o improviso. Afinal de contas, não é toda casa – ou melhor, cozinha – que possui uma grande variedade de modelos, materiais e cores!

A frigideira, por exemplo, é um ótimo exemplo e não pode faltar numa casa. Afinal, ela ajuda e muito na hora de fritar um bife ou fazer um omelete.

Os tipos de panelas de acordo com o material

Alguns materiais de panelas são ideias para quem tem fogão à lenha, pois ajudam a manter o calor e não liberam nenhum tipo de substância tóxicas. Outras se adaptam melhor ao fogão ou cooktop. Por isso é importante conhecer cada especificidade para não ter dores de cabeça:

Panela de barro

Crédito: Cerâmicas São Francisco

Esse tipo de panela tem a capacidade de manter o calor por mais tempo, não apresenta riscos à saúde da família e é indicada para o preparo de sopas e caldos.

Publicidade

Para limpar, tenha cuidado com a superfície porosa; use esponjas de náilon (nylon) e sabão neutro. Se depois desse processo ainda ficar resíduos de comida, passe por água bem quente (cuidado para não se queimar).

Atenção a procedência das suas panelas: não compre ou use panelas de barro desconhecidas ou sem selos de certificação (atoxicas), pois podem conter resíduos de chumbo e níquel, prejudiciais à saúde.

Panela de Teflon

Crédito: Pixabay

Essas são as queridinhas da casa, pois, além de baratas, são antiaderentes. Para conservá-las, prefira utensílios de silicone e, se a panela começar a descascar, o indicado é substituí-la o mais rápido possível, para evitar a contaminação dos alimentos.

Essas panelas não são indicadas para frituras ou o preparo de alimentos em alta temperatura, uma vez que podem liberar substâncias tóxicas.

Publicidade

O recomendado, na hora da limpeza deste tipo de panela é que seja feita com o lado amarelo da bucha, por ser mais “lisa”, evitando assim, os arranhões no material.

Lembre-se que, antes do primeiro uso, é importante aquecê-la com um pouco de óleo no fogo baixo e depois lavá-la. Veja como se faz:

Depois de esfriar, basta lavar normalmente, com os cuidados que já foram citados acima!

Publicidade

Panela de inox

Crédito: PxHere

Você deve tomar cuidado esse tipo de panela. Se a mesma não for de boa procedência, pode acontecer contaminação do níquel presente na panela para os alimentos, durante a preparação da refeição. Além do selo que confirma a procedência do material, recomenda-se também que alimentos ricos em enxofre não sejam preparados neste tipo de panela.

Quais são estes alimentos? Brócolis, couve-flor, repolho e cebola, são alguns dos exemplos mais comuns.

Ao lavar panelas de inox, evite utilizar esponjas de palha de aço, para não arranhar ou danificar o interior das mesmas. Você também pode preparar essa pasta caseira para dar brilho em panelas!

Publicidade

Panela de cobre

Crédito: Pixabay

Este material já foi um dos mais utilizadas para utensílios de cozinha (antigamente). Porém, foram proibidas no Brasil. O cobre utilizado nesse tipo de panela liberava toxinas causadoras de disfunções renais e danos cerebrais.

Agora, se você tem uma panela deste tipo – comprada recentemente -, fique tranquilo! Os novos modelos geralmente são de cobre por fora (para dar essa tonalidade entre rosê e dourado) e o material interno é outro, como o aço inoxidável, eliminando o risco de contaminação,

Seu ponto forte é o controle no preparo dos alimentos por esquentar e esfiar facilmente. Para lavar, assim como as panelas de inox, deve ser utilizada esponja comum (não as de aço) e detergente de louça.

Publicidade

Panela de ferro

Crédito: Pixabay

Com certeza você já ouvir a sua avó dizendo que cozinhava feijão com um prego dentro (ou até mesmo já preparou assim). Tudo isso para garantir ferro no organismo. O mesmo acontece quando se prepara algum alimento em panelas de ferro: quando submetidas a temperaturas altas, o ferro da panela passa para os alimentos (pequenas quantidades).

O ideal para lavar e conservar esse tipo de panela é não utilizar produtos químicos ou esponjas “grosas”. Prefira as mais delicadas e lisas para não arranhar a superfície, assim como detergentes caseiros e naturais.

Panela de alumínio

Crédito: PxHere

Essas podem ser utilizadas sem prejuízo para a saúde, mas devem ser trocadas periodicamente. Comidas ácidas como molhos e vinagrete não devem ser preparadas nesses utensílios, pelo risco de contaminação pelo alumínio. Além disso, são mais baratas e boas condutoras de calor.

Publicidade

Para lavá-las use esponjas que não risque o alumínio ou o lado amarelo.

Panela de cerâmica

Crédito: Pixabay

As panelas de cerâmica conservam bem o calor e por isso são indicadas para cozimentos longos. Além disso, são fáceis de limpar e antiaderentes! No entanto, quando for adquirir uma para a sua casa, verifique o selo de atoxidade.

Lembre-se: antes do primeiro uso é importante aquecê-la com um pouco de azeite no fogo, assim como é demonstrado no vídeo abaixo:

Publicidade

Qual tipo de panela é ideal para o preparo de cada alimento

Além dos materiais, existem vários tipos de panelas e cada uma delas serve para cozinhar ou preparar um determinado alimento. Confira:

Frigideira

Crédito: Pixabay

Presente na maioria, ou melhor, em todas as casas, seu nome já diz tudo. As frigideiras podem ser utilizadas para fritar ovos, saltear legumes ou grelhar carnes.

Panela com cabo

Crédito: Pixabay

Além de versáteis, podem ser usadas para preparar arroz, purê, risoto, molhos e até mesmo frituras (batata).

Publicidade

Panela de pressão

Crédito: Anderson Mancini

São indicadas para o preparo de sopas, feijão, caldos e carnes que exigem um tempo mais longo de cozedura. Mas atenção! Esse tipo de panela pode ser perigoso (explode) quando utilizado de maneira errada.

Verifique antes de colocar no fogo, se a borracha da pressão está em boas condições, no local correto; se a panela foi fechada; se o pino da pressão e do ar estão “liberados” e, após o preparo, espere que a pressão “saia”. Não force a abertura ou coloque debaixo d’água. É justamente isso que pode causar acidente.

Caçarola

Crédito: Pixabay

As caçarolas são panelas redondas e fundas, com alças pequenas nas laterais. Por conservar o calor e cozinhar os alimentos mais lentamente, é indicada para o preparo de carnes, ensopados e cozidos.

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile