Diferente de outras plantas, as orquídeas possuem um valor especial. São objetos de desejo e de cultivo exclusivo pelos seus colecionadores. Essa planta é cultivada há centenas de anos, simbolizando o luxo e a elegância. Estima-se que existam 50 mil espécies de orquídeas no mundo, sendo 3.500 encontradas no Brasil. Então, como a lista é extensa, conheça a seguir alguns dos mais populares tipos de orquídeas e aprecie sua beleza única.
Veja também: como cuidar de orquídeas
Tipos de orquídeas
Mesmo quem não coleciona orquídeas, aprecia a beleza dessas flores. Então são uma ótima alternativa de presente quando deseja agradar não apenas mulheres, mas também aos homens que valorizam o cultivo de plantas. As espécies que você verá a seguir são as mais fáceis de encontrar nas floriculturas.
1. Bambu
Essa espécie tem esse nome popular devido ao formato do seu caule, que lembra as varas de bambu. Seu nome científico é Arundina Graminifolia. Tem origem asiática, de flores coloridas, que embora durem pouco, florescem o ano todo.
2. Borboleta
Mesmo sendo asiática, esse é um dos tipos de orquídeas mais conhecidos no Brasil. É chamada de borboleta ou mariposa, mas leva o nome científico de Phalaenopsis. Como característica, sua floração ocorre em qualquer época do ano e pode durar até 3 meses.
3. Chocolate
Esse é um tipo de orquídea híbrida, nascida do cruzamento de outros dois tipos. De nome científico Oncidium Sharry Baby, tem aroma adocicado e a coloração varia entre tons terrosos.
4. Chuva-de-ouro
De nome científico Oncidium, essa linda orquídea brasileira tem o apelido de chuva-de-ouro por conta do formato do seu cacho e da sua cor amarela, mas pode ser encontrada em outras cores.
5. Masdevallia
Esse é um dos tipos de orquídeas mini, que encanta pelo seu formato original triangular, sua cor vibrante e a delicadeza do seu pequeno tamanho. Sua origem é da América do Sul.
6. Pipoca
Dá para notar pela aparência de onde vem o nome popular dessa orquídea, mas seu nome científico é Ludisia discolor. Sua origem é asiática e uma das principais características é a facilidade no cultivo, não necessitando nem me muita luminosidade, nem de muita rega.
7. Rainha do Nordeste
O nome científico dessa orquídea é Cattleya Walkeriana. Ela floresce no verão, em tons de roxo, lilás e azul. Suas flores são arredondadas e o seu nome popular deriva da sua origem, que é nordestina.
8. Sapatinho
Com um formato delicado e essa “bolsinha” que carrega na flor, essa orquídea ganhou o nome popular de sapatinho, mas cientificamente é denominada Paphiopedilum. Sua origem também é da Ásia e a floração ocorre no frio e na umidade do inverno.
9. Vanda
Vanda é o nome popular e também científico dessa linda orquídea que possui raízes longas, chegando a ter quatro metros de comprimento. Assim como na imagem, seu cultivo é feito fora de vasos, pois não há necessidade de substrato.
10. Véu-de-noiva
Assim como a chuva-de-ouro, esse tipo de orquídea ganhou o apelido de véu-de-noiva por conta do seu formato em cacho e esse maravilhoso branco com toque de brilho suave e delicado. As flores são pequenas e são de cultivo mais complicado, pois é do tipo que se adapta melhor quando vive na natureza junto de troncos de árvores. Seu nome científico é Rodriguezia Venusta.
Crédito das imagens: Casa Vogue