Menu

Tipos de leite: você sabe escolher o melhor para sua saúde?

Cada um dos três tipos de leite oferecem benefícios específicos de acordo com a necessidade de cada pessoa

Crédito: Freepik

Publicidade

O leite é conhecido por ser uma rica fonte de cálcio, importante para ter ossos e dentes fortes. Mas essa bebida tão comum, presente na vida desde o nascimento, faz muito mais pelo seu organismo. Dessa vez não vamos falar sobre as propriedades do leite materno, mas sim sobre os principais tipos de leite de vaca e as diferenças entre eles, ajudando na escolha do melhor leite para sua saúde.

Veja também: Como ferver leite sem transbordar

Tipos de leite e suas diferenças

O Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento (MAPA) classifica os tipos de leite de acordo com o teor de gordura. Então, temos leite integral, semidesnatado e desnatado. Mas, essa não é a única diferença entre eles. É por isso que a escolha do leite não deve levar em conta só a quantidade de gordura. Veja quais são as diferenças.

Leite integral

Esse é o leite mais gorduroso e, como não precisa fazer remoção de gordura, ele não passa pelos mesmo processos industriais dos outros tipos de leite. No integral, cada 100 g de leite contém, ao menos, 3 g de gordura.

E não pense que isso é uma coisa ruim. O leite integral é o mais recomendado para as crianças, pois é o que contém mais nutrientes. A gordura do leite auxilia a absorção de vitaminas lipossolúveis, como D, E, A e K. Também por isso é o leite recomendado para pessoas com baixo peso.

Publicidade

O leite integral prolonga a sensação de saciedade, por conta da gordura. Por isso, pode ser uma boa opção para quem se alimenta de forma saudável, pratica atividade física regularmente e quer manter o peso.

Leite semidesnatado

Para ter um teor de gordura mais baixo, esse tipo de leite passa por processos industriais que o deixa com um teor de matéria gorda entre 0,6% e 2,9%. Nesse processo ele não perde nutrientes. Inclusive, é uma ótima fonte de proteínas e minerais.

Para quem segue uma alimentação com baixo teor de gordura, o semidesnatado é uma boa escolha, pois permanece com seu valor nutricional. A recomendação é consumi-lo junto com outras fontes de gordura saudáveis, como oleaginosas, peixes gordos, abacate, chia e linhaça.

Ao consumir o leite semidesnatado com fontes de gorduras insaturadas boas, seu corpo absorve melhor o potássio, nutriente importante para a saúde cardiovascular.

Publicidade

Leite desnatado

Como você deve imaginar, o teor de gordura nesse leite é o mais reduzido, mas não chega a zero. O leite desnatado deve ter, no máximo, 0,5% de matéria gorda. Então, é o leite mais recomendado para quem está em uma dieta de emagrecimento.

Por outro lado, devemos lembrar que os processos industriais que removem a gordura desse leite também removem uma parte importante das vitaminas da bebida. E, do pouco que resta das vitaminas, a absorção é mais lenta, pois a gordura é a responsável pelo transporte das vitaminas no organismo.

Tem mais um ponto que pode ser negativo para muitas pessoas: o leite desnatado tem uma consistência e uma cor mais ralinhas, e o sabor também se altera, fica mais fraco. Tudo por conta da ausência de gordura.

Publicidade

Se for consumir o leite desnatado para contribuir no seu emagrecimento, prefira os leites fortificados com vitaminas, para que sejam mais nutritivos. Essa informação vem na embalagem do leite.

Veja também: Receitas de bebida vegetal para substituir o leite de vaca

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Existem outros fatores considerados antes de escolher o tipo de leite ideal para cada pessoa, então recomendamos que consulte um nutricionista, principalmente se tiver alguma condição de saúde que exija esse cuidado.

Publicidade
Sair da versão mobile