O Brasil é um dos países em que a população mais paga impostos. Além do Imposto de Renda, talvez o mais conhecido pelo povo, há inúmeros outros. Eles se dividem em federais, estaduais e municipais. A maioria das pessoas, contudo, não sabe quais impostos, taxas e contribuições saem dos seus bolsos.
Impostos no Brasil
No Brasil, os habitantes chegam a pagar 80% de impostos em alguns produtos. Bebidas alcoólicas, perfumes e videogames estão entre os campeões. Embora semelhantes, imposto, taxa e contribuição têm significados diferentes, apesar de todos serem tributos. Veja abaixo a diferença:
Imposto
Principal fonte de financiamento de serviços públicos. Podem incidir sobre consumo, renda e patrimônio.
Taxa
Uma taxa é um tributo cobrado por um serviço específico. Nisso se encaixa a coleta de lixo ou a emissão de um documento. Diferente do imposto, uma taxa nunca pode ser cobrada a partir do poder financeiro de um cidadão.
Contribuição
Uma contribuição tem uma finalidade específica e é cobrada quando há uma destinação específica. O INSS, por exemplo, é uma contribuição.
No Brasil atualmente existem 92 tributos, o que torna o país um dos campeões em carga tributária. Veja abaixo os principais a nível federal, estadual e municipal:
Federais
- Imposto sobre Importação (II);
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
- Imposto sobre Operações Financeiras (IOF);
- Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF);
- Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ;
- Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
- Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Estaduais
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
- Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);
- Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens e Direitos (ITCMD).
Municipais
- Imposto Sobre Serviços (ISS);
- Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial e Urbana (IPTU);
- Imposto sobre Transmissão de Bens Inter Vivos (ITBI).
Imposto de Renda
O Imposto de Renda merece uma atenção especial. Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que deve ser declarado na hora de acertar as contas com o fisco. Por isso veja abaixo 8 itens que não podem ser esquecidos em sua Declaração se não quiser pagar multa.
- Rendimentos próprios;
- Rendimentos de dependentes;
- Mudança de emprego;
- Valores bancários;
- Dívidas;
- Indenizações de ações;
- Doações;
- Ganho de capital.
Dica: Saiba o que sai do seu bolso
Pouquíssimos cidadãos sabem quais tributos pagam ou para que servem. É importante se informar, até mesmo para evitar ser enganado. Igualmente, saiba quais impostos você deve ao Governo e não deixe de pagá-los. Sonegar impostos é crime, que pode resultar em 6 meses a 2 anos de prisão e pagamento de multa como máxima condenação.