Muita gente sonha em morar numa casa com quintal gramado bem verde. A grama traz aquela sensação de ambiente familiar, gostoso, perfeito para reunir as pessoas queridas no fim de semana. É na grama que as crianças brincam à vontade, que o cachorro corre, e é da terra gramada que exala aquele aroma fresco e natural quando chove.
Mas, se estiver construindo ou reformando e quiser fazer um quintal gramado, precisa saber escolher entre os mais variados tipos de grama que existem. Veja alguns modelos e como cuidar da grama para ficar sempre bonita.
Tipos de grama para escolher
Entre os principais tipos de gramas, pode ser difícil perceber a diferença apenas ao olhar. Mas elas possuem características e recomendações para diferentes usos. Veja alguns dos mais usados.
1. Grama Esmeralda (Zoysia japonica)
Essa é uma grama bem resistente a pisoteio, é boa para ser colocada em locais inclinados e com risco de erosão e se adapta muito bem aos diferentes climas brasileiros. Sua manutenção é simples, com boa resistência à seca e baixa exigência nutricional.
Para paisagismo produz um tapete bem firme e uniforme e cresce lentamente, atingindo de 3 a 5 centímetros. Pode ser usada em projetos residenciais, comerciais e em grandes áreas públicas.
2. Grama São Carlos (Axonopus sp)
Essa é a grama que melhor se adapta a áreas sombreadas, mas não é recomendada para pisoteio. Melhor escolher esse tipo apenas para áreas de paisagismo, nas quais as pessoas não vão ficar caminhando por cima.
Ela tem as folhas mais largas, de um verde mais escuro. A poda deve ser feita quando ela atingir de 5 a 8 centímetros. Ela precisa de mais água, então nas épocas quase sem chuvas, precisa regar com frequência. Se o solo for rico em nutrientes, não precisa adubar.
3. Grama Bermudas (Cynodon dactylon x Cynodon trans)
Se você pretende colocar gramado para a prática de esportes, como futebol, golfe, hipismo e playground, essa grama é uma ótima opção. Ela se recupera com facilidade dos pisoteios, suas folhas são fininhas e crescem rápido.
4. Grama amendoim (Arachis repens)
Essa é uma grama totalmente paisagística, muito usada como forração. Ela tem um visual diferente das outras, parecendo uma forração de buchinhos. Costuma ser usada em combinação com outro tipo de grama mais baixa, pois ela se destaca, formando desenhos e servindo de base para jardins com plantas ornamentais.
Além da beleza das folhas verdes arredondadas, ela tem uma floração amarela bem bonita, que a deixa ainda mais ornamental. Ela não precisa ser podada, e em cerca de 3 meses já está cobrindo completamente a área em que foi plantada. Gosta de sol abundante e regas frequentes.
5. Grama Coreana (Zoyzia Tenuifolia)
Sabe aquela grama bem fofinha, de aparência muito macia e bem verde? Essa é a grama Coreana, também chamada de Japonesa. É ideal para ornamentar o seu quintal, e por isso não é recomendada para áreas de pisoteio.
Ela fica como um lindo tapete felpudo, que precisa de sol, água e adubo para se manter com essa aparência. Pode plantar em vasos e entre pedras ou escadarias externas para dar um acabamento mais interessante.