Está querendo montar sua área gourmet e não conhece os tipos de churrasqueira disponíveis? Pois saiba que tem uma para cada gosto e orçamento. Veja quais são os principais modelos e aprenda a fazer uma super econômica, usando um tanque antigo.
Para preparar aquela carne macia especial no final de semana, nada melhor do que reunir as pessoas queridas, fazer um bom acompanhamento para churrasco e separar a picanha e a cerveja gelada (ou refrigerante).
Principais tipos de churrasqueiras
É importante lembrar que existem três formas de aquecer a churrasqueira. Ela pode ser a gás, a carvão ou elétrica. Alguns formatos podem aceitar diferentes tipos de combustível, mas é claro que cada um em sua versão. Veja quais são.
Pré-moldada
Feita com concreto e revestida com tijolo, granito, pedra, pastilhas e outros acabamentos, ela pode ser moldada de várias formas e tamanhos. Isso é perfeito, pois acaba adequando-se ao espaço no qual será instalada.
Para isso, já se deve saber onde ela vai ficar (é fixa), para poder dimensionar a coifa ou chaminé. É ideal para grandes eventos, pois consome mais carvão do que outros modelos. Sua durabilidade é realmente grande, sendo uma grande vantagem, podendo ser instalada na cozinha ou em área externa.
A carvão para exterior
A mais basiquinha de todos os tipos de churrasqueira, dessa todo mundo já teve em casa algum dia – até ela virar um monte de ferrugem e buracos. Comprada facilmente em mercado e lojas em geral, ela é prática, leve, fácil de montar, desmontar e higienizar.
Por outro lado, sua durabilidade não é grande. Mas ela pode ser perfeita para aquela viagem de férias ou para famílias que nem sempre façam uso do equipamento. Ela só pode ser usada em área externa, sempre com uma proteção por baixo, por causa da sujeira do carvão.
Para interior
Para usar dentro de casa, você conta com duas opções: elétrica e a gás. São tipos mais compactos, adequadas para interiores. Além disso, não fazem tanta fumaça, pois não usam carvão como combustível. Apesar da praticidade e portabilidade, elas servem somente para servir pequenas porções de cada vez.
A bafo
A churrasqueira a bafo utiliza carvão como fonte de energia, tendo que ser utilizada em áreas externas. Ela tem a parte de baixo, como a churrasqueira comum, porém contando com uma tampa que ajuda no preparo dos alimentos e economia do carvão. Isso porque ela condensa o calor no local, intensificando o sabor e fazendo com que fiquem mais uniformes.
Tanque reutilizado
Aquele tanque velhinho de lavar a roupa pode virar uma bela churrasqueira. Reutilizar permite ter um objeto novo e original a baixo custo. É importante lembrar de retirar e substituir qualquer material que seja inflamável ou não resista ao fogo da sua nova invenção.
Apoie as grelhas, adicione o carvão e use o seu tanque velho como churrasqueira improvisada. O quintal vai ficar tomado pelo cheiro do churrasco e até os vizinhos vão querer!
Veja também: Sobremesa para churrasco: receitas leves, cremosas e geladinhas