A cenoura é um dos legumes mais consumidos pelos brasileiros porque é gostosa, meio docinha e crocante (as crianças aceitam fácil!), é versátil no preparo e dura mais tempo na geladeira. Mas, você repara nos tipos de cenoura pra vender ou compra qualquer uma? Confira se você já conhecia todos esses tipos que vamos mostrar agora!
Tipos de cenoura – Chantenay
Essa é uma cenoura de formato curto e robusto, com a “carne” alaranjada-clara e um “coração” vermelho-alaranjado.
Na horta, sua raiz atinge um tamanho médio de 12 a 16 cm. A cenoura Chantenay pode ser semeada durante quase todo o ano, gosta de exposição ao sol e prefere solos enriquecidos com matéria orgânica, soltos e permeáveis.
No consumo, pode ser comida crua ou cozida, e o seu sabor é adocicado e crocante. Mas, atenção! Essas cenouras podem ficar ásperas e duras quando não são colhidas na hora certa.
Cenoura Danvers
Esse tipo de cenoura foi desenvolvido na década de 1870 em Danvers, Massachusetts (EUA). Tornou-se uma semente popular devido à cor laranja-escura da raiz e seu sabor intenso. A cenoura Danvers tem melhor desempenho do que muitas cenouras populares porque forma belas raízes, mesmo em solo pesado e raso.
Suas raízes podem crescer até uns 6 ou 7 cm. Essa é uma planta bienal que pode levar de 65 a 85 dias, da semente à raiz colhida. Na cultura, não deixe secar a camada superior do solo nem a parte superior das raízes, caso contrário elas serão corpulentas e lenhosas.
Tipos de cenoura – Imperador
Essas você deve conhecer. As cenouras Imperador são do tamanho normal que se compra no supermercado. Elas têm cor-de-laranja brilhante, são afiladas na ponta e têm cerca 15 a 18 cm de comprimento.
São um pouco grossas e menos doces que as outras cenouras, mas a sua pele fina torna-as fáceis de descascar. Como contêm menos açúcar e têm uma textura ligeiramente mais dura, elas duram mais do que outros tipos de cenouras.
A chave para o cultivo das cenouras Imperador são sol pleno e solo solto o suficiente para permitir a formação adequada das raízes.
Bolo de cenoura com laranja: a receita clássica, uma saudável e outra vegana
Cenoura Nantes
Essa variedade de cenoura tem uma raiz cilíndrica quase perfeita e uma pele lisa, quase vermelha, que é macia e tem um sabor doce. Outra característica importante que a diferencia das outras é que a Nantes é arredondada, tanto na ponta como na raiz.
Essas cenouras são colhidas desde o final do verão até o outono. Para cultivá-las, prepare uma cama que tenha sido arada a uma profundidade de 20 a 23 cm.
As cenouras germinam melhor em solo quente e úmido. Cubra o solo com polietileno transparente enquanto as sementes germinam.
Cenoura Redonda
Pode ser que você nunca tenha visto esses tipos de cenoura pessoalmente. A cenoura redonda é incomum porque foi modificada para ficar assim.
Ela foi desenvolvida para florescer em solos pesados e argilosos, onde outras variedades não conseguem.
Sua raiz principal fica do tamanho aproximado de uma bola de golfe. Essa variedade não é tão doce quanto as demais, pode prolongar-se um pouco mais, adquirindo uma forma oval, mas geralmente permanece bem pequena.
Cenoura Baby
Essa cenoura bonitinha e pronta para comer não é colhida assim da terra. Ela é esculpida a partir de cenouras subdesenvolvidas ou quebradas, justo antes que a sedimentação e o núcleo da raiz comecem a se formar.
A mini cenoura já foi produzida a partir de inúmeros tipos de cenouras diferentes, buscando-se o máximo aproveitamento da colheita. Atualmente, as cenouras maiores, que originam a cenoura baby, já são criadas especialmente para essa finalidade.
Aproveite e veja: Xarope de cenoura: 12 receitas caseiras para tosse, catarro e gripe
E as cenouras com cores diferentes?
Ao contrário do que muita gente pensa, as primeiras cenouras de que se tem registro não eram alaranjadas, mas sim, roxas, vermelhas, brancas e amarelas. A alaranjadas surgiram de cruzamentos de espécies, e cada uma das cores está relacionada à composição nutricional do legume.
Então, a alteração na cor dos vários tipos de cenoura pode ser feita em laboratório, mas usando apenas os componentes naturais do DNA das cenouras. Foi assim que a empresa Mister Rabbit’s Farm lançou no mercado suas minicenouras coloridas, já descascadas e lavadas, prontas para comer.
O produto já pode ser encontrado em supermercados pelo Brasil e é uma ótima pedida para incentivar as crianças a se apaixonarem por cenouras, cada uma com um valor nutricional que se destaca. Veja só:
- Roxo: tem muitas antocianinas, boas para o coração e as capacidades cognitivas.
- Vermelho: tem carotenoides e outras substâncias protetoras das células, prevenindo doenças.
- Laranja: tem betacaroteno, que fortalece o sistema imune e a pele.
- Amarelo: tem luteína e zeaxantina, importantes para proteger a visão.
- Branco: tem flavonoides, substâncias que contribuem para a boa saúde das artérias.
Veja também: Raízes comestíveis que devem estar na sua mesa
Fontes: Educar Saúde; Notícias de Jardim