tipos de castanhas
Crédito: Pxhere

4 Tipos de castanhas, seus benefícios e como consumir

Veja o que as castanhas mais populares oferecem de bom para a saúde e comece a adiciná-las ao cardápio da família

Publicidade

Castanhas são frutos oleaginosos muito antigos. Estima-se que tenham sido uns dos primeiros alimentos dos humanos na Terra, oferecendo a eles uma essencial fonte de gordura para garantir energia e a manutenção da saúde. As árvores dos diferentes tipos de castanhas podem viver por longos anos e são muito robustas e imponentes. Sua origem é europeia, mas há muitos anos se espalharam por todas as regiões e, atualmente, são muito populares no mundo todo. Veja, então, quais são os tipos mais comuns e suas características.

4 Tipos de castanhas

O que todos os tipos de castanhas têm em comum é que elas se formam dentro de um ouriço ou uma casca, que é fruto da castanheira. É preciso abrir ou quebrar esse invólucro para ter acesso à castanha comestível. No caso da castanha-da-índia, nem é comestível, pois na sua forma in natura ela é venenosa.

1. Castanha-da-índia

sobre usos da castanha-da-índia
Crédito: Pixabay

Já que a castanha-da-índia foi mencionada, será a primeira da lista. Esse é o tipo que se costuma usar para o tratamento de problemas relacionados à circulação do sangue. Ela é uma castanha semelhante à castanha portuguesa na aparência, mas não pode ser consumida da mesma forma porque é venenosa. Porém, quando é tratada corretamente, serve como remédio.

  • Benefícios: essa castanha é anti-inflamatória, vasoconstritora, tem vitaminas C, B e K, ácidos graxos (gorduras saudáveis) e proteínas. Serve para tratar varizes, hemorroidas, veias finas, artrite, colesterol alto e prevenir doenças cardíacas.
  • Como consumir: como sua finalidade é para tratamentos de saúde, essa castanha é encontrada facilmente nas farmácias e lojas de produtos naturais na forma de comprido, pó, cápsula e creme. Deve ser usada com prescrição médica para garantir o uso seguro.

2. Castanha portuguesa

beneficios da castanha portuguesa à saúde
Crédito: Pixabay

A castanha portuguesa, como o nome sugere, é muito popular em Portugal, mas também bastante consumida em todas as outras partes da Europa, de onde é nativa. Nesses lugares é chamada apenas de castanha.

Publicidade
  • Benefícios: essa castanha ajuda a melhorar a saúde digestiva com sua riqueza em fibras, fortalece o sistema imunológico porque fornece vitamina C e outros antioxidantes. Também é boa para a saúde dos ossos e do sistema cardiovascular.
  • Como consumir: esse é um dos tipos que pode ser ingerido normalmente. Como ela é dura quanto está crua, precisa ser cozida em água ou assada no forno para ficar macia. Combina com pratos doces e salgados.

3. Castanha-do-pará

receita de leite de castanhas pará
Crédito: BR Nuts

Essa é uma castanha bem popular no Brasil, de onde é originária, embora também seja da família das outras castanhas europeias. A castanha-do-pará é conhecida no exterior como castanha-do-Brasil e é muito apreciada, embora seja mais cara por ser importada.

  • Benefícios: assim como as outras, ela é rica em ácidos graxos, fornecendo uma gordura importante para a manutenção da saúde cardíaca, o que faz ser boa para prevenir doenças do sistema cardiovascular. Ela é fonte de cálcio, zinco, ferro, potássio, proteína, fibras, selênio e ácido fólico.
  • Como consumir: essa castanha pode ser consumida crua mesmo, sem a casca. Também pode ser usada em todas as receitas doces e salgadas que puder imaginar. Com ela também dá para fazer leite de castanha e farinha para substituir o trigo.

4. Castanha-de-caju

receita de leite de castanhas caju
Crédito: Super Clube Fit

Essa é a castanha que fica na ponta dos cajus. Na verdade, é comum chamar a parte carnuda e suculenta de fruta, mas é a castanha a verdadeira fruta. Ela tem um sabor suave e marcante, podendo ser consumida crua sem problemas.

  • Benefícios: a castanha-de-caju é fonte de fibras, cálcio, ferro, zinco, magnésio, fósforo, potássio e manganês. Faz bem para a pele, o cabelo, protege o coração e trata do colesterol alto dentro de uma dieta saudável.
  • Como consumir: assim como a castanha-do-pará, esse tipo pode ser utilizado inteiro, picado ou triturado, tanto em receitas doces quanto em salgadas. Pode fazer bebida vegetal para evitar o consumo de lactose, além da produção de farinha caseira para substituir o trigo.

Cuidados ao consumir

Como viu, a castanha-da-índia é a única que não serve para consumo normal em casa, nas receitas do dia a dia, então o principal cuidado é esse: deve somente consumir com orientação médica.

Quanto aos demais tipos, embora sejam altamente benéficos para a saúde, como são ricos em gorduras boas, também são muito calóricos. Então, as castanhas precisam ser consumidas com moderação, dentro de um estilo de vida saudável, em que toda a gordura ingerida seja utilizada em benefício do organismo, evitando que fique acumulada no corpo.

Publicidade

Para saber a quantidade de castanhas que pode comer ao dia, o ideal é consultar um nutricionista que vai avaliar a sua condição de saúde por completo e determinar a quantidade ideal para o seu caso.

PODE GOSTAR TAMBÉM