Tipos de casal
Crédito: Freepik

Tipos de casal: existem os que dão certo e os infelizes

Conheça o perfil de casais que dão certo e quais são menos propensos a continuar juntos

Publicidade

Um estudo, realizado pelo Instituto Gottman por 40 anos, procurou entender quais são os principais traços de interações entre casais e suas consequências para o relacionamento. Com isso, separaram em cinco tipos principais, sendo que somente três tendem a dar certo. Veja quais são eles e aproveite para fazer uma análise também dos seus relacionamentos, entendendo o porquê de cada um.

Tipos de casal que podem dar certo

O pesquisador John Gottman traçou alguns perfis de casais que tendem a dar certo e outros que, se não terminarem, podem viver infelizes para o resto da vida. Todas as suas conclusões foram baseadas em estudos ao longo de quatro décadas, que resultaram no livro “Principia Amoris: a nova ciência do amor”. Segundo suas descobertas, esses são os três tipos de casais que dão certo.

1. Que evitam conflitos

O próprio nome já explica – eles não querem confronto, seja de ideias ou palavras. Os que evitam conflitos tentam não dar tanta atenção às diferenças, enfatizando e valorizando o que têm em comum. Assim, desviam de ter que usar de persuasão, consequentemente, menos desentendimentos.

Além disso, eles são normalmente pessoas independentes, reforçando porém os pontos interdependentes, encontrando um bom equilíbrio emocional entre individualidade e relacionamento.

Publicidade

2. Os que são voláteis

Enquanto os anteriores procuram manter uma postura mais cautelosa quanto aos conflitos, os voláteis se divertem com eles. Sempre respeitosos e conhecendo os limites do outro, eles gostam de provocar e discutir de forma saudável, com argumentos e delicadeza. São muito emocionais, apegados e persuasivos. Uma discussão simples pode render horas de bons argumentos, risadas, humor e cumplicidade.

3. Aqueles que são validadores

Eles são os intermediários entre os que evitam conflitos e os voláteis. Isso porque, apesar de sempre evitarem discussões, tendem a lutar por algumas ideias com afinco. Sempre de forma respeitosa e muito tranquila, eles procuram validar o que têm de bom, com empatia sobre a opinião e necessidades do outro. Quando discordam, procuram encontrar um meio-termo, se comprometendo ainda mais no relacionamento.

Tipos de casais que precisam de mais cautela

Os três tipos anteriores, que evitam, voláteis e de validação, são normalmente os que tendem a dar certo. Para o pesquisador, os outros dois perfis devem ser mais cautelosos no relacionamento. Isso porque tendem a se separar ou viver juntos e infelizes, até estabelecerem um novo modo de agir.

4. Casais hostis

Apesar de tentarem evitar discussões a todo custo – com razão – os casais hostis tendem a estarem constantemente na defensiva. É como se o parceiro pudesse atacá-lo a qualquer momento, o que consequentemente gera uma tensão constante no relacionamento.

Publicidade

Há uma grande quantidade de críticas e culpabilidades, com exigências e reclamações constantes. É comum haver falta de cumplicidade, apoio e até mesmo desprezo por parte dos parceiros.

5. Casais não-hostis

Apesar de viverem o clima de tensão e guerra, eles tendem a ser menos agressivos, com um ar de “eu não ligo”. Também sempre na defensiva, quem está num casal não-hostil vive um impasse, sendo extremamente solitário, repleto de distanciamento emocional e resignação. Mesmo que um tente sair da discussão, há chances do outro continuar provocando sobre o tema, retomando sempre e sempre, em um ciclo vicioso.

Então, você conseguiu identificar algum dos seus relacionamentos nesses perfis? Se você achou interessante, compartilhe com seus amigos e familiares e faça parte da discussão nos comentários!

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM