Fazer bordado é uma forma bem relaxante e prazerosa de passar o tempo livre e também de conseguir uma renda extra. Se você tem gosto pelas artes manuais e gostaria de começar a bordar, veja ideias de 7 tipos de bordado à mão para se inspirar a começar.
Tipos de bordado à mão
O bordado é uma técnica muito antiga usada como decoração em tecidos. Usando linha, agulha e outros elementos, como pedrarias, ele pode ser empregado em roupas, toalhas, enxovais, cortinas, tapetes e onde mais houver um tecido que possa ser decorado.
Saiba mais: Riscos para bordar à mão
Entre tantos modelos que existem, inclusive os feitos com máquinas, conheça a seguir 7 tipos de bordado que podem ser feitos manualmente e faça peças artesanais maravilhosas com o seu toque especial de capricho.
1. Bordado de pedraria
O bordado de pedraria nada mais é do que prender com linha pedrinhas decorativas próprias para bordado em tecido ou em redinhas próprias para bordado em pedraria, que depois são costuradas no tecido. Você pode aplicar em roupas, toalhas e todo tipo de tecido. As pedrarias você encontra nos mais diversos tamanhos, cores e modelos em armarinhos e lojas de tecidos.
2. Vagonite com linha
Vagonite de linha é um dos mais simples tipos de bordado manual que se pode fazer. Ele é ideal para fazer desenhos com linhas retas, estilos geométricos e simétricos. Você vai precisar do tecido vagonite próprio para esse tipo de bordado, todo quadriculadinho, agulha fina de bordado e os acabamentos que desejar.
3. Vagonite com fita
Utilizando da mesma técnica que se faz o vagonite com linha, você pode fazer utilizando fitas de cetim. A principal diferença vai ser que o tecido de vagonite precisará ter casas maiores para que a fita passe, já que ela é mais larga. Também há detalhamentos da técnica para passar a fita pelo tecido, visando dar efeitos diferenciados, mas ainda assim é bem fácil.
4. Ponto cruz (cruzado)
Um dos tipos mais conhecidos entre os tipos de bordado à mão é o ponto cruz, ou ponto cruzado. Para fazer, é preciso comprar meadas, que são as linhas bem fininhas, agulhas de ponto cruz, gráficos dos desenhos que deseja fazer e tecido, que precisa ser furadinho para passar a agulha com a linha e formar os pontos, que são bem pequenos.
5. Ponto Russo
O ponto russo tem um lindo efeito fofinho que faz parecer difícil de fazer, mas não é. Você vai precisar de linha e agulha especial para ponto russo, uma tesourinha e o fio para passar a linha. Também vai precisar de moldes com riscos de desenhos. Depois que fizer uma vez, logo vai pegar o jeito e não vai querer mais parar.
6. Bordado livre
O bordado livre é uma boa técnica para quem já conhece outros tipos, pois ele permite que use a sua criatividade para misturar pontos de diferentes métodos de bordado. Ele é livre porque, diferente do ponto cruz, por exemplo, não possui tramas delimitando o tamanho do ponto. O desenho é criado apenas a partir de um risco e é a bordadeira quem vai definir os tamanhos.
7. Bordado em relevo (3D)
Existem diferentes técnicas para fazer o bordado em 3D, mas em todas elas o resultado é de um desenho que sobressai ao tecido, justamente formando o efeito 3D. Ele fica soltinho, como se estivesse apenas apoiado sobre o tecido e você pudesse pegar o desenho na mão.
Veja um exemplo de como aplicar tipos de bordado à mão com diferentes pontos, inclusive o bordado 3D, em uma mesma peça. É mais fácil do que imagina: