As assadeiras são utensílios indispensáveis na rotina da cozinha. Assim como existem panelas adequadas para cada tipo de preparo, existem diferentes tipos de assadeiras que ajudam seus pratos de forno a ficarem mais saborosos, no ponto e no tempo certos.
Além do mais, ter diferentes modelos de assadeiras serve para conseguir preparar com mais eficiência pratos maiores ou menores e receitas que precisam de mais espaço e calor homogêneo, como biscoitos. Então, conheça os tipos de assadeiras e quando é recomendado usar cada uma.
Materiais
Assadeiras de alumínio
Esse é um material bem leve e resistente, que aquece rápido. A assadeira de alumínio é boa para gratinados crocantes por fora e macios por dentro. Também são ótimas para assar massas, desde que sejam bem untadas.
Assadeiras antiaderentes
Quando for fazer receitas mais delicadas, que precisam sair inteiras da forma, que se desmancham com facilidade ou que não levam gordura, use uma assadeira antiaderente. Além de não grudar o alimento é mais fácil de limpar.
Assadeiras de vidro
A estrutura da assadeira de vidro permite que o calor se distribua de forma homogênea e fique retido por mais tempo no material. Use esse modelo para os pratos menos delicados, como carnes assadas e pratos que serão servidos na própria assadeira.
Assadeiras de cerâmica
A cerâmica é um isolante térmico que demora para absorver o calor. Porém, quando esquenta, retém o calor por bastante tempo. Então é uma boa pedida para pratos mais pesados e estruturados que você deseja tirar do forno e manter quente por algum tempo na mesa.
Assadeiras de silicone
Elas viraram sucesso por serem maleáveis, resistentes, práticas e terem modelos com desenhos para deixar seus bolos e sobremesas mais bonitos. Além de tudo, basta uma fina camada de óleo para soltar qualquer receita com facilidade.
Tamanhos
Assadeiras pequenas
As assadeiras redondas com até 20 centímetros de diâmetro ou retangulares com até 30 centímetros de comprimento são as pequenas, ótimas para pratos que serve até duas pessoas.
Assadeiras médias
É sempre bom ter uma assadeira média em casa, pois é um item básico que cabe em quase todos os fornos e faz pratos para três ou quatro pessoas, depende se é um prato principal ou acompanhamento. As redondas têm de 22 a 26 centímetros e as retangulares têm 35 centímetros.
Assadeiras grandes
Tenha uma assadeira grande se você costuma fazer pratos mais robustos ou que exijam camadas mais finas e maior recebimento de calor, que é distribuído melhor pela assadeira. Não é só a quantidade de alimento que conta. As redondas têm 30 centímetros e as retangulares têm 40 centímetros.
Dicas para escolher a assadeira ideal
Agora que você já conhece melhor os materiais e tamanhos das assadeiras comuns, fica mais fácil investir conforme os pratos que costuma preparar.
Se você gosta de fazer sobremesas, as assadeiras ovais de vidro são uma boa, assim como as redondas com furo central para os clássicos pudins e sorvetes caseiros (já que assadeira também serve para receitas sem forno).
Se quiser praticidade, as antiaderentes e de silicone são as mais fáceis de limpar e servem para diversos pratos doces e salgados.
Se precisa de assadeiras que sejam um meio-termo, opte pelos tamanhos médios e vá testando o resultado nos pratos que prepara com mais frequência para ir adaptando conforme sentir necessidade.