Menu

Conheça 6 tipos de abóbora para saber escolher melhor

Você sabe qual tipo de abóbora usar para cada prato? Conhecia tantas variedades? Saiba mais sobre cada uma agora.

Crédito: Pxhere

Publicidade

A abóbora é um vegetal muito presente na mesa dos brasileiros. No sul ela é chamada de moranga, no nordeste de jerimum, e os tipos de abóbora também variam. Esse vegetal é muito consumido no mundo todo e há registros históricos de milhares de anos mesmo antes de Cristo.

Além disso, todos os tipos de abóbora são altamente nutritivos, considerados super completos para uma alimentação saudável. Na culinária há inúmeros pratos com abóbora, doces e salgados. Então, só resta conhecer e ver a imagem de 6 tipos d abóbora para saber escolher a ideal para as suas receitas.

1. Abóbora de pescoço

Crédito: Sabor Básico

Tem um tamanho maior, podendo pesar até 15 quilos. Tem casca que mistura o verde e o alaranjado. Sua polpa é bem fibrosa e úmida, podendo ser usada no preparo de pães, bolos, salgados e saladas, se ralar bem fino. É perfeita para fazer doce de abóbora.

2. Abóbora moranga

Crédito: Bela Vista Produtos Naturais

Esse é o tipo de abóbora usado para fazer o camarão na moranga. É um vegetal de cor alaranjada, tanto na casca quanto na polpa. Também é recomendada para o preparo de sopas, cremes, purês e refogados, tendo sabor levemente adocicado.

Publicidade

3. Abobrinha italiana

Crédito: Central FLV

Esse é outro dos tipos de abóboras mais fáceis de achar nas feiras e mercados. Recomendada para refogar, rechear, grelhar e usar na salada, sua casca é bem fina e até pode ser consumida junto com a polpa. Cozinha bem rápido e possui bastante água.

4. Abóbora libanesa

Crédito: Agristar

Bem parecida com a italiana, é usada para as mesmas finalidades e também para cozinhar no vapor. Sua casca, porém, é mais escura, toda verde e mais lisa. Não é o tipo mais consumido no Brasil.

5. Abóbora cabotiá

Crédito: Revista Sabores do Sul

Também chamada de japonesa, ela tem o mesmo formato da moranga. Essa abóbora é alaranjada na polpa, mas sua casca é verde-escuro. Tem a característica de ter a casca bem seca e dura, pois mistura a moranga com a abóbora de pescoço. Usa-se especialmente em pratos salgados, como nhoques de abóbora e purê, além de ser ótimo acompanhamento para carne seca. Depois de cozida a polpa é bem macia. É muito consumida no Brasil.

6. Abobrinha menina brasileira

Crédito: World Crops

Também chamada de abóbora manteiga, se quiser aproveitá-la bem fresca, prefira comprar em outubro. Esse tipo é a clássica abobrinha, de cor menos alaranjada na polpa, com sabor menos adocicado e bem suave. Seu uso principal é refogado.

Publicidade

Agora, para se inspirar a começar suas receitas com abóbora, veja no vídeo abaixo como fazer uma deliciosa receita de camarão na moranga:

Leave a Reply

Sair da versão mobile