Um estudo publicado na revista da Associação Americana do Coração revelou um resultado chocante para toda a comunidade científica. Pessoas com tipo sanguíneo A ou B possuem maior chance de desenvolverem coágulos perigosos do que as que possuem sangue do tipo O. Entenda a pesquisa e saiba como prevenir!
Tipo sanguíneo e risco de doenças cardíacas
Esse estudo foi realizado com aproximadamente 400 mil pessoas, dispondo de uma grande amostra para tentar ter uma maior representatividade. Ele foi publicado na revista Asteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology e representou uma grande descoberta no ramo científico.
As conclusões desse estudo foram de que pessoas com sangue do tipo A ou do tipo B têm uma chance 8% maior de ter um ataque cardíaco e 10% maior de insuficiência cardíaca do que as pessoas que têm tipo O.
Mesmo assim, percebe-se maior amplitude entre cada tipo sanguíneo quando se analisa o fato de que o tipo A e B tem 51% a mais de chances de desenvolvimento de trombose venosa profunda e 47% a mais de desenvolvimento de embolia pulmonar.
Porém, esse estudo possui limitações na amostragem, já que pessoas do tipo AB foram excluídas do processo, não englobando todos os tipos possíveis. Outro ponto foi que não foram descobertas relação de causalidade, em outras palavras, o que causa essa diferença. Assim, sendo um estudo correlacional, é menos preciso.
Mesmo assim, não vale a pena arriscar, já que foi uma amostragem até significativa. Então, saiba como se prevenir dessa tendência, com atitudes diárias que melhoram exponencialmente a saúde cardiovascular. Seja como for, você sempre estará no lucro, cuidando bem da sua saúde, não é mesmo?
Como se prevenir
Há maneiras de diminuir a probabilidade de se ter uma doença cardíaca, mantendo-se um peso ideal para o IMC e cultivando hábitos de vida mais saudáveis. Então, aproveite e conheça algumas outras dicas que podem te ajudar.
Acabe com o hábito de fumar
O cigarro é altamente prejudicial para todo o organismo, especialmente para o coração e para o sistema respiratório, tendo em torno de 70 substâncias cancerígenas, além de possuir em torno de 4.700 substâncias tóxicas em sua composição. Evite também locais fechados em que fumem, como algumas boates, para evitar ser um fumante passivo e absorver parte dessas toxinas.
Veja também: melhores remédios para parar de fumar com ou sem nicotina
Melhore sua dieta
Aderir a uma alimentação repleta de fibras solúveis é uma excelente iniciativa, já que elas são excelentes para o sistema cardiovascular. A aveia é um excelente alimento, rico nesse tipo de fibra. Evite o sódio, já que esse componente consumido em excesso propicia a hipertensão e evite também o álcool que é um terrível componente para os tecidos musculares do coração.
Pratique exercícios físicos
Praticar exercícios físicos aeróbicos é uma excelente maneira de fortalecer os músculos cardiovasculares. Assim, reduz-se o risco de ter doenças cardiovasculares e promove o controle do peso excessivo e do colesterol, o que promove maior saúde arterial, evitando a obstrução das artérias por entupimento.
Seguindo essas dicas e mantendo também o campo emocional em dia, você corre menor risco de ter problemas cardiovasculares, independente do tipo sanguíneo. Só depende de você! Então corre lá e já começa a colocar em prática o seu foco em saúde e bem-estar.