Menu

Qual o melhor tipo de alimento para cães? Conheça as opções

Essa é uma decisão importante a tomar para quem tem cães de estimação.

Crédito: Luck Stackpoole/Unsplash

Publicidade

O melhor amigo do homem, também conhecido como cachorro, já conquistou status de membro da família na maioria dos lares. Por isso, a preocupação com a saúde, com o bem estar e com o tipo de alimento para cães oferecido deve ser a mesma que se teria com um filho ou outro parente.

Embora cães e humanos tenham necessidades bem distintas, os produtos e serviços dos quais desfrutam devem ser de qualidade para que cresçam saudáveis. E a alimentação é parte importante desse processo.

Tipo de alimento para cães: qual escolher?

No geral, existem dois tipos de alimentos oferecidos ao cachorros. Você tem as rações, que são desenvolvidas especialmente para esses pets, e a alimentação natural, que se tornou uma febre nos últimos anos e prioriza alimentos consumidos por humanos.

Ambas as dietas podem ser complementadas com frutas, legumes e verduras, servidos como petiscos. Tomate, brócolis, abóbora, cenoura, chuchu, batata, salsa, pera, banana, manga, kiwi e até laranja podem ser oferecidos.

Publicidade

Lembre-se de tirar as sementes, principalmente da maçã e do tomate, que são prejudiciais ao organismo dos animais. Cuidado também com alimentos que contenham muito açúcar, como melancia e beterraba, pois em alta quantidade podem fazer mal.

Ração industrializada

As rações, vendidas a granel ou em sacos fechados, são alimentos balanceados cuja composição química contém os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos cães. A recomendação é priorizar sempre as que contém maior quantidade de proteína animal na fórmula e sem corantes e aromatizantes artificiais. Elas são divididas em três tipos.

  • Standard: rações com proteínas mais simples e elementos de digestão mais difícil, como soja, glúten, farinha de carne e ossos e gordura animal. São mais baratas, mas em compensação é preciso oferecer em maior quantidade para suprir as necessidades nutricionais do cão;
  • Premium: rações de maior qualidade, compostas 50% de proteína animal e 50% de proteína vegetal. Proporcionam melhor digestibilidade e produção de menos fezes;
  • Super Premiun: as mais recomendadas, e consequentemente as mais caras, pois contém
    90% de proteína animal, óleos vegetais e fibras. É a melhor para o cão, pois é de fácil absorção e proporciona um desenvolvimento saudável.

Dentro desse tipo de alimento para cães, existem ainda as rações específicas para filhotes, cães de pequeno, médio e grande porte, cães idosos e até cães castrados, que atendem às necessidades específicas de cada um.

Por exemplo, os cães idosos e de grande porte têm maior probabilidade de sofrer de artrite e de doenças ósseas, por isso suas rações contém mais cálcio. Já os filhotes têm um metabolismo acelerado e que exige muita proteína, cálcio e fósforo.

Publicidade

Alimentação natural

A comida preparada em casa é uma alternativa saudável, embora exija mais tempo e dedicação para o preparo. A dieta não permite adição de temperos, de corantes, de conservantes ou de qualquer aditivo químico que não seja bem absorvido pelo organismo do bichinho. As refeições devem ser criadas com base nos gostos e nas necessidades do cachorro.

O resultado é pelagem mais brilhante, redução dos problemas de pele, variação de sabores e digestão fácil. Mas fica a dica: esse tipo de alimento para cães não é aquela sobra de comida que ficou no prato. Da mesma forma que se prepara o almoço e janta para a família, é preciso preparar a refeição do cachorro separadamente.

Arroz, frango, carne e batata estão entre os alimentos que podem ser servidos, além de legumes e verduras. O ideal é consultar um veterinário para criar uma dieta específica para seu cãozinho.

Publicidade

Alimentos proibidos para cães

Crédito: Charles Deluvio/Unsplash

Sabe quando o cachorro olha com aquela carinha de dó enquanto você petisca algo? Dependendo do que você está comendo, é preciso resistir bravamente à tentação de dar o alimento a ele, pois alguns alimentos são muito prejudiciais aos cães.

O chocolate encabeça a lista, já que pode provocar até convulsões e problemas neurológicos devido a uma substância presente no cacau que não é digerida pelos cães. Veja outros alimentos para evitar:

  • Doces em geral;
  • Uva passa;
  • Cebola;
  • Bebidas com cafeína;
  • Macadâmia;
  • Sementes de maçã, de pera e de tomate;
  • Pimenta;
  • Massa branca;
  • Ossos de aves;
  • Temperos em geral.

Veja no vídeo abaixo um passo a passo para fazer uma comida caseira para seu cão:

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile