tingir cabelos brancos
Crédito: Freepik

Como tingir cabelos brancos

Não precisa usar tintura permanente para esconder os fios brancos quando há alternativas menos agressivas

Publicidade

Chega uma certa idade em que os cabelos brancos começam a aparecer, não tem como evitar. Para algumas pessoas, esse efeito é precoce, mas, de modo geral, uma maior quantidade de fios brancos aparece a partir dos 40 anos, mesma época em que iniciam-se os sintomas pré-menopausa. O fato é que quase todas as mulheres se incomodam com os fios brancos por acharem que vão parecer velhas e descuidadas. Nem sempre querem recorrer a produtos químicos para esconder os fios. Nesses casos, veja alternativas para tingir cabelos brancos.

4 Alternativas para tingir cabelos brancos

tingir cabelos brancos alternativas
Crédito: Blog Magazine10

Aplicar tintura química nos cabelos não é bom para ninguém, mesmo para quem ainda tem fios bem fortes e saudáveis. Imagine então para quem já está com os fios brancos, ou seja, mais fracos e com menos queratina.

Ainda bem que existem alternativas para tingir cabelos brancos sem precisar de química. Algumas duram mais e outras menos, apenas disfarçando temporariamente. Veja quais gostaria de experimentar.

1. Aplicação de hena

A hena é uma planta da qual se extrai um corante que pode ser usado para tingir cabelos brancos. Essa é a mesma tinta usada para fazer as tatuagens temporárias e aqueles bonitos desenhos nas mãos e pés das noivas indianas.

Publicidade

Esse corante é natural e pode ser encontrado em farmácias ou lojas de cosméticos, mas tenha em atenção que algumas versões contêm aditivos químicos. Escolha a versão natural e da coloração que deseja aplicar sobre os fios brancos, pois há alternativas como castanho, vermelho ou ruivo. Mesmo sendo natural, deve usar com cautela, por causa da alta quantidade de chumbo na composição.

2. Corantes naturais

Além da hena, existem diversos outros corantes naturais que são extraídos de plantas como café e chá preto para escurecer, camomila, mel e limão para clarear e hibisco ou frutas vermelhas para tons avermelhados.

O chá ou as pastas são as melhores formas de uso caseiro dessas plantas e alimentos, bastando fazer a mistura e aplicar nos fios, deixando agir alguns minutos.

3. Xampu tonalizante

Os xampus tonalizantes são ótimas alternativas para a tintura permanente. Eles vão desbotando aos poucos, diferente da tintura que precisa esperar o cabelo crescer para remover por completo.

Publicidade

Eles são bem menos agressivos do que a tinta e são fáceis de aplicar em casa, bastando usar como um xampu comum, apenas esperando alguns minutos para agir. Encontra em farmácias, lojas de cosméticos e no supermercado.

4. Coloração semi-permanente

Esse tipo de produto também é melhor do que a tintura, porém, assim como o xampu tonalizante, sai em algumas lavagens. Mesmo assim é uma alternativa que agride menos os fios e o couro cabeludo. Na hora de comprar, leia os rótulos para escolher uma marca com menos aditivos químicos quanto for possível.

Em todos os casos, mesmo se usar alternativas completamente naturais, é valido manter um cronograma capilar para cuidar da hidratação, nutrição e reparação dos fios brancos.

Publicidade

Confira como usar o café:

PODE GOSTAR TAMBÉM