Conhecer as funções e benefícios das vitaminas e minerais é muito importante para conseguir manter uma alimentação saudável com todos os nutrientes necessários. Uma das vitaminas que não pode faltar no cardápio, por exemplo, é a tiamina: a vitamina B1. Saiba mais sobre ela agora.
Veja também: vitamina B17 existe? Conheça as vitaminas do complexo B
Para que serve?
A tiamina é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, que se dilui na água e que precisa ser reposta diariamente, pois o organismo elimina. Sua principal função está relacionada ao metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras que são os macronutrientes essenciais para a manutenção diária do organismo. Para essas funções ela atua como uma coenzima, então ela também será chamada de enzima ao longo do texto.
Quando ela é consumida junto com alimentos ricos em fósforo, suas ações benéficas ao organismo são potencializadas.
Por outro lado, se consumi-la dentro de uma alimentação com muito açúcar, café, antiácidos e o vício em cigarro, sua absorção pelo organismo é prejudicada. Mas por que ela é tão importante?
Saúde do cérebro
Ela está entre as enzimas responsáveis pela produção de energia que é distribuída para o corpo inteiro, inclusive para o cérebro. Além disso, atua no sistema nervoso produzindo acetilcolina que é um neurotransmissor de informações de um lugar para o outro no cérebro. Quando essa vitamina B1 está em falta no organismo o cérebro é o maior afetado, pois sofre com a oxidação das células que pode levar a disfunções de nervos periféricos.
Metabolismo de nutrientes
Exerce também a importante função de ajudar a metabolizar a glicose, os ácidos graxos e os aminoácidos, contribuindo para que todas essas substâncias cumpram com suas funções no corpo.
Fortalecimento do sistema imune
Por participar de processos essenciais como o metabolismo de nutrientes e a produção de energia no corpo, ela fortalece os sistema imune, a saúde do fígado, da pele, do cabelo e dos olhos. Também melhora a capacidade de lidar com o estresse.
Alimentos com tiamina
Quase todos os alimentos têm um pouco de tiamina, mas mesmo assim é comum que ela esteja em baixa quantidade no organismo porque a vitamina B1 é frágil e facilmente destruída nos processos industriais dos alimentos. Então é sempre bom dar preferência para os alimentos não industrializados e manter uma alimentação bem variada, com:
- Carne bovina, suína e de aves (principais fontes);
- Leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, amendoim, grão-de-bico);
- Cereais integrais;
- Germe de trigo;
- Sementes de girassol e linhaça;
- Oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas);
- Levedo de cerveja;
- Melado de cana;
- Aspargos;
- Brócolis;
- Cebola;
- Abobrinha;
- Couve;
- Cenoura;
- Beterraba;
- Tomate;
- Espinafre;
- Berinjela;
- Cogumelos;
- Alface.
Sintomas da falta de vitamina B1
Os sintomas da sua carência no organismo são caracterizados, em especial, por uma doença nutricional chamada beribéri que tem como sintomas a fraqueza muscular, problemas respiratórios, gastrointestinais, perda de sensibilidade nas mãos e pés, confusão mental e pode também causar paralisia.
Por isso é importante manter uma alimentação saudável e bem variada e fazer uma visita ao médico pelo menos uma vez ao ano para exames de sangue que certifiquem se as quantidades de nutrientes estão adequadas no organismo.