Texturização capilar, como o nome sugere, é uma maneira de mudar a textura do cabelo liso ou ondulado para cacheado, de forma temporária e sem o uso de químicos. Ela é feita na etapa de finalização do cabelo.
Para que serve a texturização capilar?
Essa técnica é muito boa para quem quer mudar o visual de vez em quando, construindo cachos ou definindo melhor os já existentes. Também é ótima para quem está fazendo a transição capilar e quer esconder a parte lisa.
Como fazer em casa
A texturização pode ser feita em casa mesmo, usando diferentes técnicas e nenhuma química. O efeito sai quando o cabelo é lavado, então se não gostar do resultado tem como tirar na hora, com água.
Bigudinho
O bigudinho é aquela técnica usada nos tempos da vovó. Os bigudinhos são hastes flexíveis que você usa para enrolar cada mecha de cabelo e fechar, formando um círculo. Aguarda por um tempo e, quando solta, o cacho tá formado. Se for um cabelo muito liso, vai precisar de um modelador antes e talvez um spray fixador depois. Veja o passo a passo:
Bobes
Os bobes também são usados há décadas, e o modo de uso é igual ao dos bigudinhos. Você escolhe bobes mais finos ou grossos, de acordo com o tamanho dos cachos que desejar. Então, enrola cada mecha em um bobe e aguarda.
Papel-alumínio
A técnica do papel-alumínio é uma opção para quem não tem bigudinhos e bobes em casa, pois a ideia é amassar o papel no formato de um bobe e enrolar cada mecha em cada papel amassado. Ele serve molde para o cabelo.
Lápis e chapinha
Essa dica é um pouco mais trabalhosa, pois você vai enrolar cada mecha de cabelo no lápis e depois aquecer com a chapinha para ficar no formato. É mais cansativo de fazer sem ajuda, especialmente se tiver cabelo muito volumoso ou longo. Além disso, é com fonte de calor, então pode danificar os cabelos mais frágeis. Mesmo assim, o resultado fica lindo e vale a pena fazer o teste.
Com tranças
Para fazer esse tipo de texturização você vai fazer trancinhas no cabelo todo e dormir com elas para que os fios fiquem marcados. Quanto menores as tranças, mais frisadinho fica o cacho. Se fizer muito grandes, os cachos ficam maiores, mas pode não pegar no cabelo muito liso. Veja essa técnica usada num cabelo crespo, que fica bem diferente dos cachinhos naturais.
Com coquinhos
Além das tranças tem também a opção dos coquinhos que é praticamente a mesma coisa. Você faz vários pequenos coques no cabelo todo. Quanto menor o coque, menor o cacho. Deixa a noite toda e solta do dia seguinte, separando as mechas para ficar bem natural. Veja todas as dicas no vídeo:
Com twist
O twist é uma mistura de trança com coquinho. Ao invés tranças cada mecha, você vai enrolar elas, apenas torcendo, que é o mesmo movimento feito para o coquinho, mas deixando a mexa comprida, como na trança. Ele fica com um cacho bem diferente. Veja no vídeo o passo a passo:
Veja também: erros que não deixam o seu cabelo crescer