O trágico evento ocorreu na cidade de Uyu, sudeste da Nigéria. Além disso, mais de 200 pessoas ficaram feridas.
Com esse evento, evidenciam-se a falta de estrutura e escassez dos recursos, que são, infelizmente, tão comuns nos países mais pobres. Segundo o repórter Ini Samuel, que esteve no hospital universitário da cidade de Uyo, havia mais de 100 cadáveres, um por cima do outro, colocados de qualquer jeito no chão do hospital. Relatos de testemunhas afirmaram ainda que os corpos estavam compartilhando os sacos; em um saco havia até 4 corpos.
Segundo Gary Ubong, morador da cidade, o teto da igreja caiu enquanto o pastor realizava uma consagração com o bispo, perante líderes do governo. Segundo Ubong, mais de 100 corpos foram retirados na igreja. O morador conta ainda que, após os acidente, foi até o local para ver o tamanho do estrago. Nos hospitais, a quantidade de corpos era difícil contar.
Todos os médicos da região foram chamados para lidar com essa emergência.
O presidente da Nigéria expressou seus sentimentos em nome de todo o povo nigeriano, devido aos vários mortos e feridos dessa tragédia.
O templo do acidente ainda estava em processo de construção e, poucos minutos após o governador chegar, a estrutura do telhado começou o processo de queda. O líder do governo saiu da igreja a tempo mas, como pôde ler, outras pessoas não tiveram a mesma sorte.
A cidade de Uyo se encontra muito afastada dos grandes centros do país, o que dificulta a chegada de maiores ajudas. As equipes de busca por sobrevivente fazem o máximo que podem, dadas as circunstâncias, para retirar o maior número possível de pessoas com vida dos escombros.
O governador Emmanuel Udom, que saiu com vida dessa tragédia, declarou luto oficial de 2 dias e fará uma cerimônia em memória das vítimas. Foi pedido que a população da cidade ficasse calma e mandassem pensamentos positivos e orações aos feridos.
Terríveis semelhanças
Essa não é a primeira notícia desse tipo que se abate sobre a população Nigeriana. Em 2014, mais de 100 pessoas foram vítimas fatais da queda do templo evangelista TB Joshua, famoso na Nigéria, caiu em meio a um culto.
A perícia da época concluiu que a queda ocorreu por falhas na estrutura, pois foram construídos andares sem nenhuma autorização de profissionais competentes. O líder do templo não sofreu nenhuma penalização legal, e não cooperou com a investigação.
A Nigéria é a segunda nação que dá mais importância à religião do mundo, segundo pesquisas. Os seus crentes se dividem em muçulmanos e cristãos evangélicos.
A notícia é terrível, e traz ainda mais dor a um país que luta com tantos problemas. Que a paz encontre vítimas e familiares.