Seu corpo é uma máquina complexa, interligada e super funcional. Porém, às vezes as coisas não andam exatamente como deveriam. Os testes de saúde caseiros são ótimos para perceber isso, afinal, alguns fatores podem prejudicar muito o funcionamento de seu organismo e dar origem a doenças.
Fatores que prejudicam o funcionamento do corpo
Um dos principais fatores é o excesso de consumo de alimentos processados, que intoxicam o seu corpo e matam suas células. Eles são carregados de açúcares, sal, gordura saturada, colesterol e aditivos diversos. Enquanto alguns só sobrecarregam o fígado e rins, outros são devastadores.
Junto com esse quadro, entra a quantidade cada vez menor de alimentos saudáveis ingeridos, como frutas, verduras, grãos integrais, legumes e leguminosas, além de muita água. Eles têm nutrientes fundamentais para o correto funcionamento do seu corpo e devem ser consumidos todos os dias.
Deixar de prestar atenção aos sinais que o corpo envia é outro fator que pode prejudicar a saúde, pois se você desse mais atenção a isso, poderia prevenir a evolução de doenças. Além de visitas preventivas ao médico, você pode fazer esses testes que vai ver a seguir.
Testes de saúde para fazer em casa
São coisas simples, para realizar uma vez por mês ou quando sentir necessidade. Lembre-se que, de forma alguma, esses testes substituem o exame médico. O exame anual com o médico é fundamental para sua saúde. Esses testes para autoexame servem apenas para apontar alguma diferença facilmente reconhecível.
Desenhe um relógio
O objetivo desse teste neurológico é detectar alguma anomalia na coordenação motora fina, capacidade espacial e memória. Faça o seguinte:
- Pegue uma folha de papel e uma caneta;
- Desenhe um círculo médio bem perfeitinho;
- Coloque os números do relógio na ordem e local corretos;
- Coloque os ponteiros em uma das duas posições: 2:45 ou 11:10;
- Peça para alguém analisar se o círculo está apresentável, os números na ordem correta e o horário certinho;
- Se o desenho apresenta anomalias ou foi muito difícil compreender ou executar as tarefas, é interessante procurar um médico.
Faça um desenho livre
Muito simples e fácil de fazer até por aqueles que dizem só desenhar palitinhos. Basta escolher um desenho fácil, como uma paisagem com casa, árvores e afins. Podem ser prédios e carros ou, quem sabe, o escudo do time favorito. O importante é que tenha algumas informações para poder desenvolver.
Se os traços estiverem instáveis, sem ligação, muito fracos, incompletos ou disformes, é importante procurar um médico. Esse teste verifica as funções visuais e o funcionamento do lobo frontal. Mas não se preocupe, não precisa ser uma obra-prima, somente ter os traços mais precisos, de acordo com a capacidade artística de cada um.
Exercite a memória
Tente falar os meses do ano de trás para frente, começando por dezembro, novembro, outubro, setembro… Veja se consegue falar todos até janeiro, sem dificuldade. Além disso, pode também fazer isso com números, dias da semana e similares.
Outro teste interessante é, na realidade, uma brincadeira muito divertida, que a criançada adora e, com o tempo, acaba deixando de fazer. Escolha uma letra e diga ao menos 11 palavras com ela, dentro de 1 minuto. Coloque um cronômetro para ficar mais interessante.
Sente e levante
Outro teste divertido para fazer, mas que tem suas limitações. Se quem for executar for idoso, o ideal é evitar, pois podem haver quedas. Se não for um idoso com ossos frágeis e não apresentar problemas ósseos, prepare um colchão no chão, fique sem sapatos e coloque roupas confortáveis.
Cruze as pernas, com os dois pés apoiados no chão. Abra os braços para o lado ou dobre na lateral do corpo. Lentamente, faça o movimento de se sentar, sem se apoiar em nada e nem encostar no chão. Você começa o exercício com 5 pontos e vai perdendo à medida em que cai ou encosta a mão nas pernas ou no chão.
Para cada vez que cair, encostar o joelho, lateral da perna, mãos ou braços no chão, perde 1 ponto. Se desequilibrar, perde somente 0,5. Sente e levante, sem encostar as mãos no chão e sem usar as laterais do pé. Ficou confuso? Veja então o tutorial em vídeo.
Sinal de cacifo
Esse é um teste muito simples, que muita gente faz o tempo todo sem saber que existe um nome para ele. É um teste bem comum feito por pessoas que incham com facilidade.
Para fazer, use seu dedo polegar ou dois dedos juntos para pressionar a pele da sua perna, na parte abaixo do joelho. Pressione por 10 segundo e retire os dedos.
Se a marca do dedo permanecer na pele depois de alguns segundos, é um sinal de retenção de líquido, o que indica problema de circulação.
Refil capilar nos dedos
Com os dedos polegar e indicador de uma das mãos, pressione a unha de qualquer um dos dedos da outra mão durante 5 segundos. Quando soltar, a cor embaixo da unha deve voltar ao normal em 2 segundos. Se levar mais tempo, pode indicar algum problema de saúde, como uma doença vascular periférica. Consulte seu médico.
Contar manchas e pintas na pele
As manchas e pintas na pele podem indicar problemas como câncer de pele, melasma ou melanose. Às vezes são apenas sardas, mas aí a pessoa terá essas sardas desde a infância e saberá a diferença.
A questão nesse teste é contar quantas pintas, sinais e manchas, de tamanho, cor e saliência variadas (fora as sardas) possui em todo o corpo, pois existe uma associação entre a quantidade de manchas e pintas na pele com o maior risco de desenvolver câncer de pele.
Para não precisar fazer isso em todo o corpo, pode contar apenas no braço. Se encontrar mais de 11 manchas, pintas e sinais, de tamanhos, cores e saliências variadas, não significa que você vai ter câncer de pele, mas é bom redobrar os cuidados quando sair ao sol.