Menu

Você é introvertido ou extrovertido? Um limão pode dizer-lhe! Saiba como aqui!

Neste artigo iremos mostrar-lhe como a sua personalidade pode ser indicada por um limão. Este é um truque muito utilizado na psicologia. Não acredita? Leia e veja como!

Publicidade

Hoje em dia, os testes de personalidade apresentam resultados não muito objetivos e pouco exatos, pois podem ser baseados em respostas pouco verdadeiras. Será que é mais audacioso, mais recatado? Gosta mais de ir a eventos sociais ou ficar em casa lendo um livro? Há um método bem interessante para responder a estas perguntas, que os testes nem sempre acertam. É apenas necessário suco de limão espremido. Parece estranho, não é? Mas saiba que este é um truque muito antigo e conhecido, usado principalmente em psicologia.

Experimente e divirta-se um pouco com este teste:

  • Arranje um cotonete e coloque uma linha no centro dele, bem atada.
  • Peque em uma das extremidades do cotonete e coloque em cima da língua. Mantenha-a lá durante 20 segundos.
  • Depois, vai deitar cinco gotas do concentrado de sumo de limão na língua. Pode engolir. Ponha a outra extremidade do cotonete na língua por tempo igual.
  • Retire o cotonete pegando pela linha. Veja se ele está em posição horizontal ou se pesa mais a extremidade que usou em último lugar no processo.
  • Verifique os resultados: se a extremidade que usou por último lugar é a que pesa mais, o suco fez você salivar dando o diagnóstico de personalidade introvertida. Se o cotonete ficar deitado, implica pouca reação ao suco e diagnóstico de personalidade extrovertida.

O casal Hans Eysenck e Sybil inventaram este processo, pois queriam provar a teoria da estimulação cortical. Segundo os psicólogos, os introvertidos reagiam mais acentuadamente a estes estímulos, pois são mais sensíveis e logo mais reservados. Este teste do limão e os questionários a pessoas com introversão, geralmente estavam em sintonia, revelando os mesmos resultados.

A biologia está presente no estudo de personalidade, mas não totalmente. Existem provas de que o introvertido responde mais depressa a estímulos e ruídos altos, por exemplo. Mas, indo contra a teoria de Eysenck, não quer dizer que tenham níveis de excitação mais elevados. Posto isto, o teste de limão pode não ser assim tão eficiente, mas fato é que revela algo sobre a sensibilidade do corpo.

Contudo, existem usos diferentes do teste do limão, sendo utilizado para outras questões, por exemplo, a empatia. Estudos provaram que o nível de salivação implica empatia, é a chamada, pelos especialistas de psicologia, de ressonância autonômica. Uma ocorrência deste fenômeno bem conhecida é quando alguém boceja e temos vontade também de o fazer. Este teste é também usado nos casos em que se pretende verificar o nível de empatia em pacientes autistas e esquizofrênicos, visto que eles não têm essa aptidão acionada.

Publicidade

Da próxima vez que juntar os amigos para uma caipirinha, pode fazer este teste de personalidade a cada um deles. Passe um bom bocado e partilhe a sua experiência conosco.

Leave a Reply

Sair da versão mobile