Por mais que a ciência esteja avançando no conhecimento da mente, ela ainda é um mistério para muitas pessoas. Apesar de ser fundamental compreender como ela funciona, essa ainda é uma informação mais voltada ao público acadêmico. E muitos pesquisadores tentam aproximar a teoria à realidade, facilitando a compreensão.
E foi assim que esse teste nasceu, com o intuito de ajudar a compreender melhor os sentimentos. É muito simples e eficaz, basta olhar a imagem e gravar qual foi o primeiro sentimento que ela te despertou. Em seguida, veja a explicação, com base na psicologia.
Perceber qual é a sensação que a imagem traz a você pode remeter a emoções escondidas em seu subconsciente, que te fazem agir automaticamente. Por isso é importante entender e trabalhar esses sentimentos. Veja quais são e o que significam:
Malícia
Se você sentiu que o homem da figura tem alguma má intenção em mente e que representa alguma forma de perigo, pode ser que precise trabalhar em emoções como a violência. Praticar artes marciais ou esportes de força pode te ajudar a lidar melhor com a situação, eliminando essa carga que você carrega todo o tempo.
Espanto
Por outro lado, se você percebeu o sentimento de espanto na imagem acima, quer dizer que sua capacidade de se encantar com o mundo ainda não foi tomada pela correria do dia a dia. Estimule sua criatividade e procure fazer atividades ao ar livre, com maior diversidade sensorial, mesmo que somente aos finais de semana.
Melancolia
Ao olhar a imagem acima você percebeu que ele estava sentindo certa melancolia e tristeza? Pode ser que esteja vivenciando um momento delicado no relacionamento, seja com o(a) parceiro(a) ou com familiares.
Talvez alguma perda difícil de aceitar também possa estar causando o sentimento. Tente desatar os nós com uma boa conversa, mas se não tiver jeito, foque no futuro e procure se ligar ao que te faz bem.
Sem emoções
Algumas pessoas podem não perceber nenhum tipo de emoção ao olhar a imagem e isso pode não ser uma coisa boa. Talvez algum trauma tenha limitado a sua capacidade de empatia, para se proteger das dores da vida. Tente encontrar qual foi a causa e trabalhar nisso, pois há por aí muita dor e sofrimento, mas há ainda mais beleza, amor e alegria para compartilhar.
Claro que isso é um teste muito simples, não sendo diagnóstico para nenhuma condição. Se você sente que precisa de ajuda com seus sentimentos e pensamentos, o ideal é procurar um psicólogo de confiança para ter as ferramentas certas para sua mudança. Se as coisas estiverem muito complicadas nesse momento, tem sempre um ouvido para suas dores no CVV.