Todos queremos ter uma vida longa e saudável e para isso temos que cuidar da melhor forma possível do nosso corpo. Faça o teste, confira sua flexibilidade, veja se a idade do seu corpo está compatível com sua idade biológica e aprenda exercícios que vão melhorar sua saúde.
Como fazer o teste
1. Se aqueça para não correr o risco de distender sua musculatura.
2. Se incline e tente encostar com as mãos no chão.
3. Não pode dobrar as pernas
4. Guarde o ponto exato que alcançou e repita
Resultados
Foi fácil? Sentiu alguma dificuldade? Compare agora o seu desempenho com os resultados abaixo:
Dos 20 aos 25 anos
Você toca o chão com as palmas da mão abertas e sem dobrar as pernas. A musculatura não está tensa.
Dos 25 aos 38 anos
Toca o chão com a pontinha dos dedos e pode dar uma leve dobrada nos joelhos. O exercício não é tão confortável de ser realizado.
Dos 38 aos 50 anos
Ao abaixar, seus dedos encostam no peito do pé. Os joelhos estão dobrados e a musculatura fica tensa para sustentar a posição. Você sente uma forte vontade de sair dessa postura e ficar em pé.
Mais de 50 anos
Geralmente você não consegue alcançar os pés e acaba usando a ajuda do joelho, dobrando bastante para chegar no ponto desejado. É uma postura desconfortável de se ficar.
Flexibilidade pode ser trabalhada
Nosso corpo vai ficando mais rígido e começa a limitar nossos movimentos conforme vamos envelhecendo, mas podemos fazer esse exercício de se curvar e ajudar o corpo a se alongar novamente. Separe um tempinho e faça a posição de curvatura do corpo 30 vezes, diariamente durante 1 mês. Depois desse período notará uma grande melhora. Assim você estará fortalecendo tendões e ligamentos. Não existe idade limite.
Veja no vídeo abaixo outros exercícios de alongamento que ajudam a melhorar a flexibilidade:
Claro que cada organismo funciona de uma forma e dependendo de suas atividades físicas diárias seu corpo pode estar mais flexível, menos flexível ou de acordo com sua idade.
Faça o teste e nos conte em que faixa etária seu corpo se encaixa?