Em 2021, enquanto ainda não tinha vacina contra Covid-19 no Brasil, os testes de Covid tiveram altíssima procura. E mesmo depois da vacina, continuam sendo necessários em diversas situações.
Então, os gastos com testes ocuparam uma parcela da renda das famílias, e seria ótimo poder deduzir no imposto de renda de 2022. A boa notícia é que a dedução é possível, mas não em todos os casos. Segundo as regras da Receita Federal, despesas médicas não têm limite de abatimento. Veja só!
Veja também: Fique alerta para o novo golpe de restituição do imposto de renda
Teste de Covid pode ser deduzido no imposto de renda?
Sim, pode. Mas, somente nos casos de testes feitos em laboratório ou hospital para verificar a positividade para Covid-19. Essa regra vale tanto para o PCR quanto para o antígeno.
Precisa de pedido do médico?
Não precisa. A nota fiscal é a documentação mais importante. A norma da Receita Federal fala em exame laboratorial, mas não cita a obrigatoriedade de apresentação de um pedido médico.
Teste comprado na farmácia não vale?
Não. O normativo da Receita Federal prevê a dedução de “exames laboratoriais”. Ou seja, a nota fiscal da compra do teste de covid precisa ser emitida por um laboratório ou hospital. Mesmo que o teste tenha sido feito no hospital, se tiver sido comprado em uma farmácia, não tem dedução no IR.
Se tive reembolso parcial do gasto, pode abater a diferença?
Desde que se mantenha a regra de ser um exame laboratorial, sim. Se for uma despesa dedutível do Imposto de Renda, você só pode se valer da parte que efetivamente pagou. No preenchimento do IR, você coloca o valor da despesa integral, mas existe um campo ao lado sobre valor reembolsado.
Veja também: Pesquisa de Harvard diz: cuidar da natureza pode evitar outra pandemia
Artigo com informações de O Globo Economia