Usar máscara de proteção já virou rotina. Tanto que muita gente acaba usando a mesma máscara descartável mais de uma vez, ou usando a de tecido sem lavar. É errado e, se você sabe disso, também vai querer saber como testar a sua máscara para garantir que ela é mesmo eficaz.
Em um vídeo educativo no Instagram, a @ueloficial – Universidade Estadual de Londrina — mostrou como funciona o teste da vela que comprova se a sua máscara está protegendo de verdade.
Conforme explica a professora do Departamento de Enfermagem da UEL, Renata Perfeito Ribeiro, você deve colocar a máscara e tentar apagar a chama de uma vela acesa com um assopro, a 15 centímetros de distância. Se a vela apagar, a máscara não está protegendo. Se permanecer acesa, a máscara funciona.
Veja no vídeo como é que funciona esse teste, e veja também como fazer o teste da lanterna.
Como escolher as melhores máscaras?
É claro que, na hora de comprar sua máscara, seja ela descartável ou reutilizável, você não vai poder fazer esses testes. Então, é preciso conhecer os modelos mais recomendados.
Se for possível, e se você estiver em contato com muitas pessoas, especialmente com problemas de saúde ou do grupo de risco, o ideal é usar máscaras descartáveis. Pode ser a máscara cirúrgica, que é aquela mais simples, ou a chamada n95, que fica melhor ajustada no rosto e é mais grossa.
Para o dia a dia, você pode investir em máscaras de tecido, mas não basta que sejam só um pedaço de tecido. De acordo com as novas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), esse tipo de máscara deve ter três camadas: a camada externa deve ser de tecido resistente à água, e as outras duas devem ser de tecido absorvente.
Veja também: como e quando usar a máscara de proteção?