Em janeiro de 2021, a vida de uma idosa, moradora de Colares/PA, mudou completamente. Tudo porque o terreno da sua casa virou um mapa do tesouro e pessoas da cidade passaram a invadir o lote em busca das riquezas, colocando a vida dela em risco.
As moedas centenárias
De acordo com Hernani Júnior, de 50 anos, filho da idosa, o terreno em que ela mora há muitos anos fica perto da praia, em uma zona que já foi portuária. Desde quando ele era pequeno e morava na casa, encontrava algumas moedas perdidas pelo quintal, mas a família nunca imaginou que haviam tantas enterradas ali, nem mesmo que tinham valor.
O que aconteceu foi que um homem chegou à casa da idosa se dizendo professor de história e portando um detector de metais. Acompanhado de outras pessoas, eles começaram a escavar o terreno e encontraram dezenas de moedas, algumas com data de 1819, que possuem um valor de mercado de até R$ 15 mil cada uma.
Eles encheram um carrinho de mão com as moedas, e logo a notícia viralizou na internet. Então, residentes próximos fizeram uma denúncia à Prefeitura de Colares para que protegessem o local. Foi feito um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, e o caso também foi remetido à Polícia Federal, por conta do valor histórico das moedas.
A partir desse momento, o terreno da idosa foi isolado para evitar a entrada de moradores e para iniciarem pesquisas e escavações feitas pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
A vida na casa se tornou perigosa
A situação que levou a idosa de 77 anos a ter que se mudar da casa foi quando um homem invadiu o terreno em busca de mais moedas, uma semana depois do primeiro achado. Dona Maria estava com a irmã, de 85 anos, de quem ela cuida.
“Ela gritou dizendo que iria chamar a polícia porque não poderia mexer no terreno. Nisso, o indivíduo a atacou, mas deixou hematomas no rosto e na cabeça. Depois de chamar os vizinhos, esse homem fugiu e ainda levou o celular. No mesmo dia, levamos minha e mãe e minha tia para Belém para manter a segurança delas”, relatou o filho.
A situação que era para ser apenas curiosa, acabou saindo do controle, chegando ao ponto de colocar em risco a segurança da idosa e sua irmã. Atualmente ela vive na capital e sua identidade segue preservada. O terreno continua sob os cuidados das autoridades que seguem investigando as moedas, mas não há informação se a dona do terreno vai ganhar algo com isso.