O terrário de suculenta é uma forma diferente de cultivar plantinhas dentro de casa. É como se você montasse pequeninas florestas dentro de recipientes. Mas, nesse caso, usando apenas suculentas, que são plantas lindas, de tipos bem variados e que estão em alta na decoração, então são fáceis de encontrar. Além do mais, várias delas permanecem sempre pequenas, perfeitas para ficarem dentro de recipientes também pequenos.
Terrário de suculenta ou arranjo?
O terrário de suculenta é, na verdade, um arranjo e precisa sempre ser feito em um recipiente aberto. Quando se fala em terrário, quer dizer que é feito dentro de um recipiente fechado, onde se cria um ecossistema sustentável, o qual você nem precisa regar e exige pouca manutenção. Nesse caso, não pode usar as suculentas.
O recipiente aberto, para fazer um arranjo de suculentas, pode ser um pote de vidro sem tampa, por onde a água das regas se evapora e sai. Então, de tempos em tempos, você precisa regá-lo.
Já no recipiente fechado, o terrário tem um ecossistema próprio no qual a água que evapora fica na parte superior (tampa), e se transforma em água líquida de novo, promovendo as regas sem que você precise fazê-las. Esse ambiente é bem úmido e abafado, então deve ser feito para plantas que gostam desse clima.
Como fazer terrário de suculenta aberto
Você pode fazer o seu terrário aberto (arranjo) em diferentes recipientes, mas geralmente ele é feito em vidro, como os recipientes para aquários, sejam redondinhos e pequenos ou os retangulares maiores. É importante que seja um recipiente transparente, pois a beleza do arranjo está em suas camadas, do fundo ao topo, e variedade de plantas.
Você pode montar o seu terrário de suculenta aberto usando materiais como pedras de diferentes tamanhos, musgo esfagno, musgo verde, terra vegetal com vermiculita, areia de construção, galhos secos e, claro, as suculentas. Veja o passo a passo:
Como fazer terrário fechado
Bem, como você já viu, o terrário de verdade, que é fechado, não pode ser feito com suculentas, pois elas não suportam esse ambiente abafado. Então, aprenda a fazer um terrário usando outras espécies.
Escolha um vidro que esteja bem limpo e que tenha uma tampa, também de vidro ou então de cortiça. Para a montagem desse tipo você pode usar pedrinhas no fundo para a camada de drenagem, areias de diferentes espessuras para decorar, substrato, e um ponto importante: pode usar um pouco de carvão ativado para ajudar a filtrar a água que vai circular por dentro do vidro, e isso é bom para evitar a formação de fungos e bactérias. Veja o passo a passo e todas as dicas:
Modelos de arranjos de suculentas para se inspirar
Agora que já sabe a diferença entre arranjo e terrário, pode chamar o seu de terrário de suculenta, se achar mais bonito. Veja esses lindos modelos para se inspirar a fazer o seu, sempre num recipiente aberto para as suculentas.
Com uma Kombi dentro
Parece que tem tampa, mas não tem
Em cachepôs quadradinhos de vidro
Em uma esfera
Terrário de suculenta em um aquário redondo
Três camadas e várias suculentas
Terrário de suculenta no coração
Para colecionar
Essas estruturas de metal e vidro em formas geométricas estão em alta
Pendurado em um balanço de crochê
Crédito das imagens: Decor Fácil
Veja também: dicas para ter mais espaço para plantas em casa