Na cidade de Oyster Bay, nos Estados Unidos, uma iniciativa está dando o que falar! O fato ocorre em uma casa destinada a pessoas que sofrem com doenças como Alzheimer e demência, chamada de Oyster Bay Senior Campus. Enquanto alguns idosos e idosas lutavam para lembrar de seus antigos pets, eles foram surpreendidos: dois filhotes para adoção entraram na residência e iniciaram uma festa entre os moradores.
Essa atividade com os cachorros ocorre uma vez por semana. O projeto é de uma equipe que leva cães e gatos a casas geriátricas para brincar com seus residentes. Esse tipo de tratamento muda completamente os idosos. Muitos não falam ou tem qualquer tipo de socialização. Basta a chegada dos filhotes que o humor e o comportamento dessas pessoas se transforma!
Doenças como Alzheimer e demência afetam, além da memória, outras áreas da vida. Os doentes perdem a capacidade de resolução de problemas ou mesmo de racionalizar coisas simples. Isso pode resultar em depressão, paranoia e uma alta carga de stress. Muitos não sabem quem são as pessoas que mais amam e desconhecem lugares que para eles era familiar, como a própria casa.
Por isso esse projeto tem sido de grande valia para os idosos! Todos relaxam e começam a se abrir para um contato com as outras pessoas. Alguns, inclusive, recuperam memórias do passado. De acordo com os envolvidos nas atividades, os filhotes têm sido uma bênção. A transformação dos residentes do Oyster Bay Senior Campus mostra que com carinho, amor e dedicação é possível mudar a vida de uma pessoa para melhor!
Confira abaixo o emocionante momento em que uma vovó ganhou de presente um cãozinho: