Muitos problemas de saúde acontecem sem que sejam transmitidos ou que se tenha uma predisposição. Eles ocorrem por alguma fatalidade ao longo da vida, como é o caso da tendinite, um problema que pode acontecer por causa do esforço repetitivo. Saiba mais sobre o que é essa doença, suas causas, sintomas e tratamentos.
O que é?
Como o nome sugere, tendinite é uma inflamação que acomete os tendões do corpo, estruturas fibrosas que fazem a união entre músculos e ossos. Quando os tendões estão muito cansados do excesso de esforço ou por terem sofrido alguma lesão, eles inflamam dando origem à doença que pode afetar pessoas de todas as idades.
Causas
De acordo com o médico Drauzio Varella, esse é um dos tipos de inflamação que faz parte do grupo das LER – Lesões por Esforço Repetitivo. Isso quer dizer que o problema ocorre por excesso de esforço, o que leva às suas causas:
Quem carrega excesso de peso
Pessoas que trabalham no pesado, levantando e carregando peso o dia todo, sem fazer as devidas pausas para descanso e sem se alongarem antes de começarem o serviço, podem desenvolver esse tipo de lesão. O mesmo vale para trabalhos pesados que causem forte vibração repetitiva, como operar uma britadeira.
Pessoas que fazem movimentos repetitivos
Passar muitas horas do dia exercendo o mesmo tipo de repetição, geralmente com as mãos e braços, também aumenta muito o risco de ter uma tendinite. Esse problema é bem comum em digitadores, escritores, músicos, costureiras e trabalhadores de linhas de produção.
Atletas
Os atletas, dependendo do esporte, também são facilmente acometidos pela lesão do esforço repetitivo, não apenas por executarem os mesmos tipos de movimentos por horas, mas também por esses movimentos exigirem força com velocidade e impacto, forçando bastante os tendões.
Onde pode acontecer?
As regiões do corpo mais afetadas são os ombros, os cotovelos, punhos, joelhos e tornozelos. Acabam afetando os músculos e a dor é sentida em toda a estrutura da região afetada, já que os tendões estão ligados aos músculos e ossos.
A região afetada vai depender do tipo de esforço repetitivo exercido. Por exemplo, nos músicos que tocam instrumentos de corda, sopro ou teclas, são os punhos a parte do corpo mais afetada. Já nos atletas, os ombros e joelhos sofrem mais.
Sintomas
Como se trata de uma inflamação, os sintomas são relacionados às inflamações comuns:
Dor constante
O principal sintoma é a dor que é persistente e constante, daquelas que só aliviam com remédios. É um sinal do corpo avisando que existe um problema localizado a ser tratado, então, até que seja feito tratamento, a dor vai permanecer.
Vermelhidão, inchaço e calor
Em qualquer inflamação, o sistema imunológico vai agir criando uma proteção no local a ser tratado, o que faz a parte afetada ficam inchada, avermelhada e também com a temperatura elevada, como uma febre localizada.
Dificuldade de movimento
Naturalmente, com o tendão doendo e inchado, o movimento na região fica reduzido. Se o problema não for tratado, pode até comprometer os movimentos a longo prazo, alterando a capacidade funcional da pessoa naquele local afetado.
Tratamentos
Os tratamentos para tendinite variam conforme cada caso, o médico irá avaliar o estágio da lesão e prescrever o que for ideal. Geralmente, são medicamentos anti-inflamatórios para tratar a inflamação em si, combinados com analgésicos para a dor até que a inflamação esteja curada.
Também pode ser necessário realizar alguma terapia para trazer de volta os movimentos normais e para que a pessoa entenda como deve exercer sua atividade do jeito certo, já que a falta de postura e de alongamentos também prejudica. Então, pode ser feita fisioterapia, acupuntura e outras terapias complementares.
Outros cuidados no dia a dia são importantes para ajudar a tratar a lesão e evitar que ela reapareça, como alimentar-se bem, com comida saudável e natural, beber muita água, praticar uma atividade física regular, usar roupas confortáveis e fazer alongamentos sempre antes e depois de cada atividade.