Conhecido pelo seu sabor intenso e marcante, o cominho tem a sua origem nas zonas do Mediterrâneo Oriental e do Egito, mas há muito tempo faz parte de muitas receitas da culinária brasileira. Recentemente tem sido muito estudado devido à sua composição nutricional e seus efeitos na saúde. O que os cientistas têm descoberto? Veja aqui as maravilhas que o consumo desta especiaria traz para a sua saúde:
- Melhora a digestão, estimulando a produção de sucos estomacais e intestinais;
- Aumenta a eficiência do funcionamento do fígado, ajudando no metabolismo das gorduras e eliminação de substâncias indesejáveis;
- Estimula a secreção de enzimas pelo pâncreas, melhorando a absorção de nutrientes.
- Rico em ferro, previne a anemia;
- Alivia o acúmulo de catarro devido às suas propriedades expectorantes;
- Tem propriedades cicatrizantes, ajudando na cura de ferimentos;
- Tem efeito laxante, o que combate a prisão de ventre e ajuda o seu intestino a funcionar normalmente;
- Alivia cólicas intestinais e ajuda na eliminação de gases;
- Tem efeito detox devido a suas propriedades diuréticas, realizando uma limpeza geral no organismo.
- Contém cálcio, vitamina B1 e B2, auxiliando a desintoxicação do fígado.
O cominho também é rico em antioxidantes e fitoesteróis. Os fitoesteróis diminuem a absorção de colesterol e também de outras gorduras. Outros estudos associam o cominho à prevenção do câncer.
Apesar de todos os benefícios citados acima, o efeito mais comentado do cominho é a capacidade de acelerar o emagrecimento, fato comprovado por cientistas da Universidade de Ciências Médicas de Shahid Sadoughi, no Irã. Estudo realizado com mulheres obesas comprovou um emagrecimento 3 vezes mais rápido no grupo que consumia cominho regularmente. Fantástico, não é?
Dicas de como utilizar o cominho nas suas receitas
O estudo comprovou os efeitos de emagrecimento com o uso de 3 gramas de cominho por dia, ou seja, 1 colher de café. Muito saboroso, você pode adicionar o cominho na sua alimentação das seguintes formas:
- Salpique na água do arroz quando estiver cozinhando.
- Use em legumes grelhados ou salteados
- Acrescente no iogurte ou mingau de aveia
- Tempere patês e purês com cominho
- Tempere sopas, caldos e cozidos com cominho
Utilizando diariamente essa pequena porção de cominho, seu metabolismo irá acelerar, aumentando a velocidade da perda de peso! Além disso, você se beneficiará das outras qualidades do cominho e do seu sabor exótico.
Atenção: as dicas oferecidas no site não substituem a consulta ao médico. Se sofre de alguma doença crônica, consulte um especialista