O alho é um dos temperos mais usados na culinária do mundo todo. Aliás, ele vai além da cozinha e serve também como medicamento natural ajudando a manter o corpo forte. Então, se você adora usar alho em tudo, mas sempre do mesmo jeito, veja a seguir algumas sugestões de tempero caseiro de alho para experimentar novos sabores..
Veja também: como moer pimenta para fazer temperos
8 Receitas de tempero caseiro de alho
Pode misturar o alho com cebola, azeite, sal, pimentas de vários tipos, além dos temperinhos verdes e outros vegetais. Deixe tudo pronto para ganhar mais tempo e praticidade ao preparar as refeições.
1. Tempero prático com cebola
A melhor maneira de acelerar o preparo dos alimentos é deixando tudo preparado com antecedência. Uma ótima ideia é triturar uma misturinha de alho, cebola e azeite. Não precisa usar sal, pois a quantidade varia conforme cada receita. Essa pastinha de alho com cebola é ideal para pegar na geladeira e começar o refogado sem deixar as mãos com cheiro de tempero. Veja como é fácil de fazer.
2. Tempero verde
Para quem gosta de usar pimentão verde nas receitas de todos os tipos, esse ingrediente também pode fazer parte do tempero caseiro de alho. Nessa opção a mistura leva alho, pimentão, cebola, vinagre e óleo. Veja no vídeo as dicas de como deixá-lo prontinho para usar nas receitas, sem nem precisar salgar.
3. Pasta de alho caseira
A pasta de alho é vendida pronta em qualquer supermercado e é bastante usada para fazer o pão de alho e temperar refogados. Para economizar, faça a sua pasta de alho caseira usando o alho, sal, azeite ou óleo, depois é só bater tudo muito bem no liquidificador e deixar na geladeira. Se usar todos os dias, pelo menos por 1 mês e meio vai ficar bem conservado na geladeira.
4. Tempero verde com salsinha
Você já viu uma sugestão de tempero verde com alho e pimentão, mas essa versão é feita com salsinha. Os sabores de um para o outro são bem diferentes, por isso precisa escolher os ingredientes que mais agradam o pessoal de casa. Essa receita é feita com alho, cebola, salsinha, sal e óleo.
Ótimo para temperar arroz: receita verde com salsinha
5. Com coentros
O coentro e a salsinha são bem parecidos na aparência, mas os sabores são distintos. Então, se gosta de usar os dois nas receitas, a dica é fazer um pouco de cada e ir variando. Essa receita sugere usar cebola, alho, sal, azeite e coentros, tudo bem batido no liquidificador.
Use para fazer molhos: tempero com coentros
6. Tempero completo
Esse é um tempero caseiro de alho mais completo que leva alho, cebola, pimentão vermelho e amarelo, cenoura, coentro, salsinha, cebolinha, azeite, água, chimichurri, pimenta preta, orégano, louro, sal e ervas finas. Não vai mais ter trabalho algum na hora de preparar as refeições, pois basta usar esse tempero cheio de sabor e muito econômico.
7. Tempero aromático
Uma boa comida não agrada somente pelo sabor, mas também pela aparência e pelo aroma. Com um tempero desse, vai ser impossível recusar. A misturinha é feita com alho, cebola, alho-poró, cenoura, pimenta vermelha, pimentão verde, sal, azeite, louro, salsinha e cebolinha. É menos condimentado do que a opção anterior, caso prefira uma receita mais suave.
8. Tempero para carnes
Na hora de preparar um tempero para carnes, o sabor pode ser mais forte porque a carne precisa absorver bem. Então, essa receita sugere misturar alho, curry, pimenta preta, pimenta calabresa, cominho em pó, sal e alecrim desidratado.