Menu

Qual o problema em se desculpar demais?

A intenção é ser humilde e educado, mas o excesso de desculpas faz parecer que você se sente inferior

Crédito: Freepik

Publicidade

Pedir desculpas é uma atitude bem-educada e isso se aprende desde a primeira infância. Por isso, muitas pessoas consideram que se desculpar por tudo é uma forma de demonstrar humildade e respeito. Mas tem limites. Se desculpar sem necessidade demonstra insegurança e baixa autoestima, como se você estivesse sempre achando que está incomodando os outros.

Não se desculpe o tempo todo

Como a palavra já diz, desculpa é retirar a culpa, ou seja, só deve ser dito quando você comete um erro e deseja reverter aquela situação demonstrando seu arrependimento e assumindo que errou.

Mas muitas pessoas usam essa palavra com tanta frequência que ela acaba perdendo o seu real valor. Quem se desculpa demais, nunca se desculpa de verdade, pois banaliza essa intenção.

A imagem e a autoestima ficam afetadas

A pessoa que se desculpa por tudo e qualquer coisa é vista pelos outros como uma pessoa frágil, submissa, insegura e com baixa autoestima. Muitas vezes é isso mesmo.

Publicidade

Quem tem o hábito de se desculpar em excesso tende a pensar que está sempre atrapalhando, que não há lugar para ela. Com isso, essa pessoa se coloca em um círculo vicioso de falta de confiança e se diminui cada vez mais diante dos outros.

Além, é claro, de dar margem para que os outros a diminuam, desvalorizem sua imagem e sua presença, principalmente quando esses outros são pessoas com excesso de confiança e falta de empatia, ou seja, o outro extremo.

Como saber se você exagera nas desculpas?

Reflita sobre o seu comportamento diário com as pessoas ao seu redor e faça as seguintes perguntas para si:

  • As pessoas me ignoram quando eu peço desculpa?
  • Eu me desculpo pelas ações de outra pessoa?
  • Eu me desculpo por coisas que não acredito serem erradas?
  • Eu me desculpo por coisas sobre as quais não tenho controle?
  • Eu me desculpo toda vez que peço por algo?
  • Eu sei por que estou pedindo desculpa?

Mudando de hábito

Se você chegou à conclusão de que está pedindo desculpas demais, sem necessidade, é hora de mudar esse hábito e ver a transformação que vai acontecer na forma com que você se enxerga e como os outros o tratam.

Publicidade

Você pode começar a mudança pensando nos momentos em que costuma se desculpar e treinando o uso de outras palavras no lugar, por exemplo:

  • Troque “Desculpe por interromper” por “Com licença, gostaria de falar/perguntar/avisar”
  • Troque “Desculpe por reclamar” por “Obrigado por me ouvir”

Nas situações em que nem foi você quem errou, como quando alguém esbarra em você, não é necessário se desculpar, pois a outra pessoa é quem deve se desculpar com você. O máximo que você pode fazer é perguntar se ela está bem, se machucou.

Quando algo acontece de errado, mas não estava sob seu controle, não precisa pedir desculpas. Por exemplo, se você viu que um objeto ia cair no chão e tentou evitar, mas não conseguiu, a culpa não foi sua, não se desculpe por nada. As pessoas não vão achar você arrogante por isso.

Publicidade

Quando você vai pedir algo para uma pessoa, não tem motivo para se desculpar. Apenas peça por favor e pronto.

Deixe as desculpas para os momentos realmente necessários, como quando você comete um erro sobre algo que estava no seu controle ou responsabilidade e acaba prejudicando alguém por isso.

Sair da versão mobile