Cansou do telhado comum e quer tentar algo novo? Você pode pintar o telhado, fazer uma horta sobre ele ou até mesmo produzir energia elétrica! Veja cada opção e tome a melhor decisão para você, seu bolso e, quem sabe, a sociedade.
Veja então algumas formas de modificar sua casa com criatividade, mexendo exatamente onde ninguém se lembra: o telhado. Algumas dessas opções requerem maior manutenção que outras, mas os retornos também são diferenciados. Veja mais!
Veja também: como fazer uma mini-horta em casa
Pintar telhado: o que precisa
E se você pintasse suas telhas de verde ou vermelho? Ficariam lindas, concorda? Há também quem opte por tons mais claros, para combinar com a fachada e design da construção. E quer saber o melhor? Não sai assim tão caro, basta dar uma boa lavada, deixar secar e aplicar a tinta com uma pistola.
O ideal é contratar alguém para fazer o trabalho, afinal, além de ser arriscado sem os equipamentos de segurança, você pode danificar as telhas. E aí é correr para trocar, antes que a chuva caia. Mas se for fazer por conta própria, é bom conhecer alguns detalhes para não errar com bobagem.
Preparação do local
Telhas de cerâmica tendem a ser mais lisas e podem descascar com o tempo, se não forem preparadas corretamente. Por isso, é fundamental que se faça a limpeza com o produto específico, principalmente nas junções. Além disso, todas as telhas devem ser lixadas antes da aplicação da tinta, para que ela possa aderir melhor.
Tipo de tinta
Cada tipo de telha exige um tipo de tinta diferente. A cerâmica, por exemplo, tem seu próprio tipo de tinta (tinta para cerâmica), encontrada em lojas de material de construção. Já as telhas de eternit, podem ser pintadas com tinta acrílica a base de água, também encontrada facilmente nas mesmas lojas.
Espera entre as aplicações
Se você estiver querendo terminar logo e não aguardar o tempo de cura da tinta, vai perder o trabalho todo. Isso porque ela pode enrugar, se soltar com facilidade e ficar desigual. Então, sempre leia as orientações do fabricante e aguarde pacientemente a próxima demão, deixando seu trabalho com melhor qualidade.
Tinta térmica para pintar telhado
Uma boa opção para quem está pensando em renovar é investir um pouco mais em tinta térmica. Ela é feita de tinta acrílica reflexiva e contém polímeros cerâmicos em sua composição. Assim, ajudam a reduzir o calor que entra no ambiente e mantém a casa mais quentinha no inverno. Certamente uma boa economia de energia elétrica no final do mês.
Telhados verdes (com plantas)
Cada vez mais é preciso que os países procurem por em prática projetos ecologicamente sustentáveis. As cidades são poluídas todos os dias por indústrias, pessoas, empresas, carros e comércios, condições que vão afetar a qualidade de vida dos habitantes. Por isso, é difícil você achar cidades onde o ar seja puro e é aí que entram os telhados verdes.
Eles são feitos de plantas e permitem elevar a qualidade do ar, dando uma ajuda nas cidades sem verde e com o clima mais seco. Os seus principais benefícios são a absorção da água das chuvas e oferecer filtragem de partículas suspensas no ar. Servem igualmente para a criação de uma horta orgânica mantendo a sua alimentação mais saudável.
Além disso, estes telhados conferem bem-estar e elegância às cidades. Já imaginou se todos os prédios comerciais brasileiros fossem preenchidos de plantações, arbustos e gramas? Seria incrível!
Placas solares ou pintar telhado?
Estas placas servem de painéis que geram energia pela absorção dos raios do sol. Não são muito caras e podem ser colocadas em qualquer local. Embora não seja muito comum no Brasil, o painel fotovoltaico é o mais popular. Com este sistema, a energia solar é transformada em energia elétrica, trazendo maior economia e relação custo/benefício para as casas e empresas.
Porém, existem mais maneiras de produzir energia solar, como os aquecedores solares. Seja a vácuo ou com painel, esta forma passa a energia solar para energia térmica, esquentando a água para utilizações comerciais ou domésticas. Além disso, dá um ar mais moderno e interessante ao imóvel.
Tanto as placas solares quanto a pintura térmica do telhado podem te ajudar a reduzir o gasto com energia elétrica no final do mês. Mas nem dá para comparar a amplitude de cada opção. Enquanto que com a energia solar você não só deixa de gastar como pode também receber de volta (se gerar excedente), com a tinta térmica, só reduz um pouco. Porém a diferença de investimento também é grande. Então, agora é com você! Qual foi o seu tipo favorito?