Mesmo antes da pandemia, muitos pais tinham o hábito de levar trabalho para casa ao invés de interromper as atividades profissionais no final do expediente. Quando estes mesmos pais tiveram que mudar para o teletrabalho durante a pandemia, a interferência na relação com os filhos se intensificou.
Antes da pandemia, havia também o grupo de pais que não levava trabalho para casa, garantindo o momento de folga para ficar com a família. Mas, na obrigação do teletrabalho, viram dificuldade em separar as coisas, já que o trabalho passou a ser em casa.
De fato, todos os pais que tinham um espaço de trabalho fora de casa, e de repente se viram tendo que trabalhar na mesa de jantar, no sofá ou na cama, com os filhos em volta, tiveram que enfrentar grandes desafios até se adaptarem.
A questão é: não sinta culpa por querer desaparecer de vez em quando. Por ter saudade de como era silencioso sem crianças. Por ter medo de perder o emprego com a queda no seu rendimento. Você não está só.
É importante não ignorar as dificuldades que você está tendo em combinar a rotina no teletrabalho com a rotina pessoal, com a família.
Então, vamos elencar os principais problemas na relação de pais no teletrabalho com seus filhos, junto de dicas para inspirar você a encontrar suas soluções.
Aproveite e veja: 22 Ideias para decoração de home office
Evite horários bagunçados e falta de rotina
Os filhos percebem quando os pais estão perdendo o controle da rotina. Enquanto alguns têm idade para perceber as mudanças e oferecer ajuda, outros aproveitam para desobedecer, já que não estão sendo vigiados. Assim, começam os conflitos entre pais e filhos.
A primeira dica para manter as crianças sob controle é organizar os horários de todos. Eles precisam saber qual é o seu horário de trabalho e saber que não podem interromper você, a menos que seja realmente necessário.
E para evitar que os filhos aprontem, eles também precisam de uma rotina. Estabeleça tarefas a cumprir, horário para estudar e para brincar. Preencha o dia deles com atividades interessantes, ora para gastar energia, ora para acalmar.
Veja também: Quarentena com crianças: o que fazer e ideias de atividades
Evite as brigas por falta de comunicação e paciência
A menos que você faça uma abordagem didática, seus filhos não vão entender que você precisa de um ambiente controlado para trabalhar em casa. Eles vão interrompê-lo milhares de vezes, e você perderá a paciência.
Sente-se com calma e explique aos seus filhos que agora você precisa trabalhar a partir de casa, mas que isso não significa que você realmente está ali para tudo.
Veja também: Como evitar o sedentarismo trabalhando em home office
Reorganize o seu tempo
Todo mundo precisou se adaptar durante a pandemia. Os chefes precisam entender que, para alguns colaboradores em teletrabalho, pode ser melhor modificar o horário de expediente.
É importante aproveitar para trabalhar nos momentos em que os filhos estão na escola ou quando vão para a cama, por exemplo.
Assim, além de evitar que o trabalho seja interrompido para dar atenção aos filhos, afetando o rendimento do profissional, a relação dele com os filhos, enquanto pai ou mãe, será menos afetada, pois os filhos não sentirão falta de atenção.
Aproveite e veja: 7 dicas para se organizar trabalhando em casa na quarentena