Sabe aqueles vasinhos vermelhos que surgem no rosto, no formato semelhante a pequenas aranhas? Eles se chamam telangiectasias, popularmente chamadas de aranhas vasculares. Se você não tem, já deve ter visto alguém com esses vasinhos. Mas sabe por que eles acontecem? Os motivos variam. Veja só.
O que são telangiectasias?
As telangiectasias são alterações comuns da pele que dão origem a pequenos vasinhos vermelhos de sangue. Surgem principalmente na região do nariz, da boca e nas bochechas. Algumas pessoas sentem um pouco de coceira ou dor sobre os vasinhos.
Causas da telangiectasias
Quanto às verdadeiras causas das telangiectasias, ainda não são conhecidas. Mas, os médicos sabem que existem alguns fatores de risco, como:
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- Envelhecimento natural da pele;
- Excesso de exposição ao sol;
- Excesso de peso e obesidade;
- Exposição prolongada ao calor ou frio;
- Gestação;
- Histórico de acne;
- Histórico familiar de telangiectasias;
- Traumatismos;
- Uso de anticoncepcional;
- Uso contínuo de corticoides.
Quando as telangiectasias são preocupantes?
Na maior parte dos casos, as telangiectasias não são preocupantes, pois não apresentam risco à saúde.
Porém, em alguns casos específicos elas podem surgir como um sinal para doenças como rosácea, doença de Sturge-Weber, síndrome de Rendu-Osler-Weber, doenças do fígado ou telangiectasia hemorrágica hereditária.
Por isso, mesmo se estiver se sentindo bem de saúde, vale a pena consultar um médico dermatologista caso perceba esses vasinhos no rosto.
Tem cura? Quais os tratamentos?
As telangiectasias não têm cura, já que não se conhece a causa exata. No entanto, é possível fazer tratamento para remover ou disfarçar os vasinhos, depois de descobrir se é apenas estético ou se está relacionado com alguma doença.
Terapia com laser
Na terapia com laser, o aparelho de laser é aplicado nos vasinhos com o objetivo de deixá-los menos visíveis. A quantidade de sessões varia para cada paciente, e o tratamento deve ser feito por um médico.
Escleroterapia
Nessa terapia, é injetada uma substância nos vasinhos para deixá-los mais finos e discretos. Esse tipo de técnica é usado para os vasinhos dos membros inferiores, as chamadas varicoses nas pernas.
Cirurgia
Se o médico achar necessário, também existe a possibilidade de fazer uma cirurgia de remoção dos vasinhos. Eles vão desaparecer, mas pode ficar uma pequena cicatriz no lugar. Então, é preciso decidir com calma, pois irá trocar uma marca por outra.
Cuidados no dia a dia
Quando as telangiectasias são apenas estéticas e não oferecem risco à saúde, não é necessário fazer tratamentos para removê-las. Com a maquiagem do dia a dia é possível esconder, caso queira. Além disso, é importante usar protetor solar na pele todos os dias para prevenir o surgimento de mais vasinhos.