A morte por afogamento é uma das situações mais aterradoras possíveis. A correnteza do mar ou do rio pode ser muito forte e, como dizem por aí, “mar não tem cabelo para gente se agarrar”.
As pessoas são apanhadas de surpresa, e a dificuldade em reagir com eficiência é evidente. É por isso que é importante difundir e compartilhar essa técnica de sobrevivência, para que possamos fazer frente a essa situação. Aumente as suas chances de sobrevivência com essas técnicas para escapar a essa tragédia.
Técnicas de salvamento em caso de afogamento
Esse método para ser aplicado no decorrer de um afogamento foi desenvolvido por Clint Emerson.
Para que dê certo, é fundamental que a respiração seja controlada. Porque quando o pulmão se enche de ar o corpo torna-se mais leve é flutuante.
Por isso é determinante que em situação de afogamento você inspire profundamente e expire com rapidez; além disso, é preciso manter a calma. Por mais aterrorizante que seja a situação, o desespero só vai piorar as coisas.
Dicas para sobreviver a um afogamento
- Quando as águas estão muito agitadas, conseguir flutuar é quase impossível. Para contrariar a força das águas, faça rotações com o corpo em baixo. Dessa forma você vai conseguir ganhar algum tempo enquanto aguarda pela chegada de auxílio.
- Outra técnica, caso não se encontre em águas muito profundas, consiste em saltar do chão. Expire, mergulhe e vá até ao chão. Se agache e ao dar o impulso você vai conseguir ir até à tona da água, aproveitando para inspirar. Repita as vezes necessárias até a chegada da equipa de salvamento.
- Em alternativa, experimente o seguinte exercício: flutue, dobre os joelhos e expire debaixo de água. Chute os pés para trás enquanto curva as costas e a cabeça volte à superfície para inspirar.
- Pode fazer uma variação dessa técnica aproveitando cada inspiração para se endireitar, movendo-se para a frente. Essa é uma boa hipótese para quem se encontrar perto da costa, porque pode tentar encaminha-se nessa direção.
Confira a seguir os desenhos com as dicas:
Veja a seguir o vídeo com tudo o que é preciso saber sobre afogamento:
Compartilhe essas importantes dicas de sobrevivência e salvamento!