Dores pelo corpo, sem ter feito exercícios, podem ser um sinal de tensão causada por estresse e ansiedade. Às vezes nem percebemos que estamos com os músculos contraídos e tensos, e só conseguimos relaxar depois de um banho quente e outras técnicas simples para aliviar a tensão. Aprenda algumas delas agora e comece a praticar.
Veja também: Síndrome de burnout piorou na pandemia, apontam pesquisas
O poder da Medicina Tradicional Chinesa para aliviar a tensão
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é bastante conhecida no Brasil. Há diversos médicos e terapeutas especializados nas técnicas que servem para aliviar a tensão física e mental, e contribuem no tratamento de várias doenças, quando recomendado pelo médico.
A MTC é um sistema médico que existe há mais de 2 mil anos e se baseia na filosofia de que a doença resulta de fluxo impróprio da força vital (qi).
O qi é restabelecido pelo equilíbrio de forças opostas, yin e yang, que se manifestam no corpo como frio e calor, interno e externo, e deficiência e excesso.
Várias práticas são usadas para preservar e restaurar o qi e, assim, a saúde. Algumas das mais comumente utilizadas, não apenas na MTC, mas como técnicas orientais, são:
- Aromaterapia
- Pedras quentes
- Ventosaterapia
- Acupuntura
- Shiatsu
- Meditação
- Yoga
- Auriculoterapia
- Reiki
- Reflexologia
- Reflexologia podal
Dicas para aliviar a tensão do corpo em casa
Nem todas as terapias orientais podem ser aplicadas por conta própria, sem um profissional, pois exigem um conhecimento aperfeiçoado sobre o funcionamento do organismo e os pontos de acupressão espalhados por todo o corpo.
Mas, depois que você aprende onde ficam e para o que servem alguns desses pontos, consegue aplicar massagens de alívio em si mesmo. Veja como fazer:
Aliviar a tensão da irritabilidade
Indicado para combater o estresse e se acalmar. Esta técnica ativa os meridianos, que é como a MTC chama os canais de energia que conectam a superfície do corpo com os órgãos internos.
O foco nessa técnica é a nuca, onde muitas tensões se acumulam. Ao esfregar o rosto, a cabeça e essa região, você joga o yang para baixo e ajuda a energia a fluir. Veja o passo a passo:
- Esfregue uma mão na outra por dez segundos.
- Com uma das mãos, faça movimentos circulares no rosto. Repita dez vezes.
- Esfregue as mãos novamente por dez segundos.
- Com as pontas dos dedos, passe uma das mãos sobre a cabeça, indo do início do cabelo até a nuca dez vezes.
- Esfregue as mãos novamente por dez segundos.
- Com a mão direita, faça movimentos circulares na nuca usando a palma. Repita dez vezes.
- Esfregue as mãos novamente por 10 segundos.
- Agora, com a mão esquerda, faça movimentos circulares na nuca usando a palma da mão. Repita dez vezes.
Técnica para aliviar as preocupações
Indicado para quando você está no limite do seu estresse e precisa urgente de um escape para não desmoronar e desistir de tudo. Também serve para aliviar cólica menstrual.
O qi é como a MTC chama a energia vital que circula pelo corpo e permeia o universo. O ponto VC4 é considerado o “Portão do Qi Original” e, ao ser estimulado, fortalece o baço, considerado o órgão que cuida da preocupação. Veja como fazer:
- Em uma panela, aqueça uma porção de sal grosso até estalar.
- Deposite o sal grosso em uma toalha e faça uma trouxinha.
- Coloque a trouxinha de sal grosso aquecido quatro dedos abaixo do umbigo, que é onde fica o VC4. Pode fazer quantas vezes quiser.
Técnica para a ansiedade
Indicado para situações mal digeridas. Ajuda a aliviar o aperto no peito após um conflito, um acontecimento desagradável ou quando aquilo que você queria ter dito fica martelando na sua cabeça.
O ponto VC17 estimula o pulmão, que é o órgão responsável pela tristeza, e o estômago, responsável por produzir 90% da serotonina, que nos leva ao estado de bem-estar e felicidade. Ao massagear esse ponto, você libera as emoções não diluídas que ficam estagnadas no tórax. Faça o seguinte:
- Com as pontas dos dedos, faça massagens circulares no meio do peito entre os seios.
- Enquanto isso, respire profundamente e concentre no ar entrando e saindo dos seus pulmões.
- As repetições são livres. Pode seguir com o movimento por quanto tempo for necessário.
Veja também: Massagem para dor de cabeça: conheça os tipos e como fazer