Menu

Técnica para raspar a língua: por que é importante?

Escovar os dentes é apenas uma parte da higiene bucal. Você costuma raspar a sua língua também?

Crédito: Freepik

Publicidade

Sabia que limpar a língua faz parte da higiene bucal na hora de escovar os dentes? Faz todo sentido, afinal, tudo o que você come e bebe é esfregado na sua língua e deixa resíduos. Então, a língua fica mais suja do que parece.

Por que é importante raspar a língua?

Se você não usa um utensílio próprio para a limpeza da língua, ela pode ficar com uma camada esbranquiçada de sujeira, que é composta por restos de alimentos, bactérias, células epiteliais e saliva, causando mau hálito e aumentando o risco de cáries e infecção nas gengivas.

Mas, existe outro motivo para raspar a língua. De acordo com a medicina ayurvédica, o acúmulo dessas sujeiras na língua pode atrapalhar a expiração e prejudicar a digestão das refeições. Por isso que, na ayurveda, a raspagem da língua é recomendada logo ao acordar para poder meditar melhor e se alimentar melhor, com o paladar mais apurado.

Como raspar a língua?

Crédito: Clínca OralDents

Para fazer a limpeza adequada da língua você precisa comprar um raspador de língua, que é encontrado nas farmácias, supermercados e lojas online. Existem modelos de plástico e de metal, com ou sem escovinha. Para usar é muito simples.

Publicidade
  1. Você segura o raspador pelo cabo, coloca a língua para fora da boca e apoia a parte arredondada do raspador no fundo da língua, raspando para fora a camada esbranquiçada.
  2. Não precisa fazer isso com força nem colocar o raspador tão no fundo da língua, pois pode ter ânsia.
  3. A cada passada do raspador, enxágue-o embaixo da torneira.
  4. Faça umas 10 repetições.
  5. Depois enxague a boca e pronto.
  6. Pode fazer isso a cada escovação dos dentes e também logo ao acordar, antes de comer qualquer coisa.

Se preferir usar um raspador de metal, o procedimento é o mesmo, só o formato do utensílio que é diferente. Confira no vídeo abaixo como é simples:

 

Veja também: Como passar fio dental corretamente sem machucar a gengiva

Sair da versão mobile