O quiroprático e especialista em alergias, Dr. Kevin W. Ross, apareceu em um programa de televisão norte-americano chamado Arizona’s Family e despertou a curiosidade do mundo novo.
No programa, o médico está com uma voluntária e aplica nela uma técnica simples que promete devolver os sentidos de paladar e olfato a quem ficou com essa sequela depois de se curar da Covid-19.
A técnica consiste em dar um peteleco na parte posterior da cabeça, enquanto toca o coração, a testa e depois a língua. Enquanto o paciente toca as partes do corpo, outra pessoa precisa dar o peteleco.
De acordo com Dr. Kevin, a técnica é baseada nas teorias que ele aprendeu em seus estudos, mas não funciona com todas as pessoas. Porém, quando uma influenciadora estadunidense chamada Hildsy Marie resolveu testar, disse que a técnica deu certo para ela.
Então, muitas pessoas que assistiram ao vídeo disseram ter feito a técnica em casa e conseguido ter de volta o gosto e o cheiro das coisas. Por outro lado, várias pessoas não tiveram resultado. O vídeo abaixo está em inglês, mas é possível ver como a técnica é aplicada. Veja só:
@hildsymarieI am actually shaking wow ?? #covid #tasteandsmell #hack #somethingyoulearned #fyp #foryou #tiktok♬ Coffee Music – Cafe Music BGM channel
Faz sentido usar a técnica do Dr. Kevin?
Apesar de parecer uma técnica revolucionária que vai resolver o problema de todos que ficaram sem olfato e paladar depois da Covid, nenhum médico otorrinolaringologista afirma que a técnica funciona.
Acontece que doenças virais como a Covid-19 podem afetar as células de sustentação dos neurônios responsáveis pelo olfato, e esse tipo de lesão não é alterada apenas com umas batidinhas atrás da cabeça.
O que pode ajudar a trazer olfato e paladar de volta?
Então, para os médicos, a técnica criada pelo Dr. Kevin não é verdadeira. Quem quiser pode testar, pois não oferece qualquer risco. Mas, o recomendado é que as pessoas que estão há mais de 2 meses sem olfato e paladar depois de se curarem da Covid, procurem um otorrinolaringologista.
O médico poderá recomendar, entre outras alternativas, que o paciente comece a fazer um treinamento olfativo.
Esse treinamento consiste em pegar coisas com aromas mais intensos (que não sejam tóxicos, como produtos químicos) e fazer inalações de 20 segundos em cada aroma, 2 vezes ao dia. Pode escolher alguns aromas diferentes de cada vez.
Mesmo assim, as lesões no olfato e paladar provocadas pela Covid podem levar muito tempo para voltar. Inclusive, em alguns casos a lesão é permanente, dependendo da intensidade que o organismo do paciente foi exposto ao vírus.