Conheça a técnica japonesa para vencer a preguiça

Seja mais forte que a preguiça com esse método também conhecido como “regra do minuto”

Publicidade

Quem nunca se pegou dizendo que na semana seguinte (ou no ano novo, naquelas tão famosas promessas de primeiro de janeiro) começaria uma nova dieta, ou pararia de fumar, ou mudaria determinada atitude? Mas aí, o tempo vai passando, a semana seguinte chega e nada do projeto se concretizar. Então, numa esperança quase que infantil, adiamos para um mês ou dois. Mas, lá no fundo, sabemos que aquilo nunca será feito.

A esse fenômeno que acontece na vida de, provavelmente, todas as pessoas do mundo, damos o nome de preguiça. Ela vem de duas formas: ou ela te impede de começar alguma coisa, dada o desafio que aquilo representa na sua vida – muito embora possa se manifestar te impedindo de fazer coisas simples também – ou te fazendo largar aquilo que já foi iniciado, deixando você cheio de coisas por terminar na vida.

Não confunda com aquela preguiça gostosa, onde não fazemos nada num dia de descanso. A preguiça que deve ser combatida é aquela que te impede de sair do lugar e realizar planos.

Método Kaizen: A Regra do Minuto

Esse método sugere uma coisa muito simples: faça as suas atividades por um minuto. Confuso? Vamos explicar.

Publicidade

Vamos imaginar que você quer muito fazer um exercício físico. Mas todos os dias você encontra uma desculpa para não fazê-lo. Utilize a regra do minuto para começar. Faça essa nova atividade física por um minuto do seu dia, todos os dias. Sim, sabemos que um minuto é pouco. Mas o objetivo desse método é fazer com que você se acostume com aquela nova atividade, ou que, pelo menos, a inicie na sua rotina. Com o passar do tempo, o ideal é que aumente o tempo da atividade, sempre aos poucos, e fazendo a tarefa todos os dias.

A palavra “kaizen” é composta por duas palavras japonesas: “kai”, que significa mudança, e “zen” que, traduzida, quer dizer “sabedoria”. Ou seja, a mudança deve ser feita com sabedoria. Embora saibamos disso, nem sempre somos sábios ao fazer modificações ou adotar novos hábitos. Isso porque vivemos em uma época em que tudo deve ser muito rápido e deve-se sempre aplicar muito esforço em uma tarefa, caso contrário nunca se verá resultado.

Esse método é o oposto disso: ele diz que com calma e persistência, os resultados desejados serão alcançados. Você vai conseguir começar o plano, e vencer a preguiça de fazê-lo, pois, de início, pensar em fazer algo por um minuto é bem mais fácil que fazer por 1 hora, por exemplo.

O método pode ser adaptado para todas as situações da vida. Que tal aprender com os orientais essa vida mais calma e serena. Já não diziam os antigos que “de grão em grão, a galinha enche o papo”? Talvez a calma seja o segredo para o sucesso.

Publicidade

Compartilhe essa dica!

PODE GOSTAR TAMBÉM