Dois cientistas da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, desenvolveram uma técnica que faz com que os dentes cresçam novamente. Ou seja, para aqueles que perderam os dentes e precisam usar dentaduras ou implantes, essa é uma ótima notícia.
A técnica ainda está sendo aperfeiçoada e os cirurgiões acreditam que ela poderá começar a ser usada em poucos anos.
A pesquisa de Jeremy Mao e Edward V. Zegarelli consiste em utilizar células tronco extraídas do próprio dente dos pacientes, para fazer com que o tecido regenere e cresça novamente um dente perfeito.
Existe todo um trabalho à volta da aplicação dessa técnica, necessitando de um andaime tridimensional com um fator de crescimento, possibilitando a regeneração das células.
Por enquanto, os estudos foram feitos em materiais naturais e os cientistas estão animados com os resultados. Acredita-se que esse seja um avanço também para a medicina, que poderá fazer pesquisas com células tronco retiradas dos dentes.
Essa novidade irá facilitar muito o tratamento dentário e principalmente os implantes, que atualmente são muito caros e demorados, além de ser um processo doloroso. A técnica dos cientistas Mao e Zegarelli busca garantir o crescimento do dente em perfeitas condições, igual ao que a pessoa perdeu.
A técnica, além de precisar ser aprimorada, ainda precisa ter os custos reduzidos, além de necessitar de uma aprovação para entrar no mercado. Mas é um grande avanço para a odontologia e uma excelente notícia para quem precisa desse tipo de cuidados.
Agora só nos resta aguardar que a técnica seja aprimorada e chegue ao mercado, a preços acessíveis.
Fonte: Columbia University