Muito utilizado pelas celebridades, a polêmica técnica de tatuagem para olheiras está dando o que falar. O recurso permanente vem sendo utilizado por quem não deseja se maquiar todos os dias, mas dermatologistas alertam sobre os perigos do procedimento.
A técnica funciona como uma tattoo e serve também para disfarçar as manchas escuras de olheiras, cicatrizes, estrias, reconstrução de aréolas dos seios, entre outras imperfeições.
Existem muitas técnicas caseiras e também procedimentos dermatológicos que prometem acabar com as olheiras. Entre eles, estão a micropigmentação, a luz pulsada, laser, o preenchimento com ácido hialurônico, entre outros. Mas em busca de um efeito duradouro, algumas pessoas estão recorrendo à tatuagem na região das olheiras.
Como funciona?
O procedimento é feito por uma tatuador que utiliza a mesma caneta, agulha e tintas de tatuagem comum, mas com uma cor de tinta próxima da cor da pele do cliente. O método é dolorido, mas o profissional utiliza pomada anestésica para aliviar a dor. Os cuidados são os mesmos de uma tatuagem e deve ser feita com profissional qualificado para evitar contaminações e inflamações.
Como é feita?
Primeiro é feita uma avaliação da pele. Em muitos casos, além da coloração escura, há também flacidez da pele na região das olheiras. Nesse caso, a tatuagem para olheiras não é indicada, pois pode piorar a região. O objetivo é não deixar contraste entre a área tatuada e a pele do resto da face.
A tatuagem para cobertura de olheiras é feita como uma tatuagem convencional, usando a mesma máquina, agulha e tipo de tinta dos desenhos decorativos feitos na pele. A cicatrização da tatuagem para olheiras passa pela criação de uma casca fina sobre a pele que vai caindo aos poucos. Em geral, esse período pode durar até um mês. Depois que isso acontece, é possível ver o resultado.
O procedimento pode custar até R$ 10 mil.
Riscos e cuidados a ter
A tatuagem pode causar um edema (inchaço transitório ou permanente), que ainda poderá acentuar o problema, já que é uma região com muitos vasos linfáticos e pele fina. Algumas pessoas podem ter alergia à tinta.
A camuflagem de olheiras com tatuagem não é recomendada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. É necessário muita cautela, pois a região do olho abrange estruturas importantes que podem ser lesadas pelo procedimento, como o globo ocular. Apesar de serem raros os riscos de cegueira provocada pela técnica, é possível haver um impacto em alguma artéria terminal.
Há diversos procedimentos testados e utilizados na redução das olheiras. Entre eles, há a aplicação de lasers, que pode ficar proibida para quem já fez a tatuagem. Também é possível utilizar produtos naturais como camomila, pepino e também cosméticos que amenizam de forma satisfatória as manchas de olheiras.
Veja também: Você pode usar Bepantol para tatuagem: sim ou não?
E mais: Ideias de tatuagem-homenagem para quem já se foi