Lidar com o luto é um dos grandes desafios da vida. Cada pessoa tem uma forma particular de fazer isso, pois os sentimentos podem ser indomáveis e bastante confusos às vezes. Fazer uma tatuagem de luto é uma forma de homenagear a pessoa que partiu, eternizando sua presença e sua importância na própria pele. Para quem gosta de tatuagens, é algo com bastante significado.
Por que as pessoas fazem tatuagens?
Hoje em dia, fazer tatuagem é muito comum. Tanto que muitas pessoas fazem apenas por fazer, e não porque são grandes amantes da arte ou porque querem eternizar na própria pele algo com profundo significado.
Mas, a origem das tatuagens data de 3.300 anos antes de Cristo, pelo menos são os registros que se tem até agora. As motivações para tatuar o corpo foram variando de acordo com cada povo e cada época. Eram feitas como forma de tratamento, proteção, pertencimento a uma tribo; um povo ou um grupo, como um reforço da identidade.
Atualmente, apesar da popularização e, às vezes, da banalização, o ato de tatuar o corpo ainda carrega significados fortes. Um dos mais interessantes é a homenagem a outra pessoa, viva ou já falecida, como uma prova de amor e de respeito.
O que a tatuagem de luto representa?
Assim como a forma de lidar com o luto, fazer uma tatuagem para eternizar a lembrança de alguém falecido representa coisas diferentes, pois é particular. Para alguns, o desenho da tatuagem é uma oportunidade de dizer alguma coisa ou de mostrar, com orgulho, características marcantes da pessoa que se foi.
Para outros, simboliza a falta que a pessoa falecida faz, e um certo alívio em saber que a lembrança dela está bem viva além da memória; está marcada na pele, como um símbolo de amor eterno. A tatuagem de luto é um memorial que se carrega para todo lado e que ajuda, aos poucos, a transformar a dor em boas lembranças.
Quais desenhos servem para tatuagem de luto?
Uma das características mais legais de fazer tatuagem é que você é livre para escolher o desenho que quiser. Por isso, uma tatuagem de luto pode ser qualquer desenho que traga, para você, uma representação da pessoa falecida.
Pode ser um nome, uma frase, um retrato, o desenho de algo que a pessoa gostava ou fazia, um símbolo que faz lembrar a personalidade dela ou o seu sentimento nesse momento de despedida. O mais importante é você olhar para a tatuagem e sentir que, através daquela marca, se mantém mais perto da pessoa que se foi.
Veja também: Ideias de tatuagens para homenagear quem já se foi
E mais: Você pode usar Bepantol para tatuagem: sim ou não?