Menu

Tartaruga gigante completa 190 anos de vida

Conheça Jonathan, o animal vivo mais antigo conhecido no mundo.

Imagem: Reprodução

Publicidade

O ano era 1832. Jonathan, a tartaruga, era apenas um filhote minúsculo. O mundo era um lugar muito diferente naquela época.

A lâmpada ainda não havia sido inventada e os carros ainda estavam a meio século de distância. Mas, Jonathan, que é uma tartaruga gigante de Seychelles, viveu para ver tudo.

No comecinho de dezembro de 2022, ele comemorou seus 190 anos com um “bolo” feito de legumes frescos, e o título de animal mais antigo conhecido no mundo.

Veja também: 4 Animais de estimação que hibernam

Mas, embora o mundo tenha se transformado rapidamente ao seu redor, Jonathan ainda leva uma vida relaxante na remota ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul, onde vive desde o final da década de 1880.

Publicidade
Imagem: Reprodução

Teeny Lucy, presidente da SPCA local, é uma de suas principais cuidadoras. Jonathan mora nos terrenos exuberantes da histórica mansão do governador, onde Lucy e vários outros o visitam durante a semana com vegetais frescos.

“Jonathan é um ícone aqui”, disse Lucy ao The Dodo em 2019. “Ele é um grande senhor que já viu de tudo. Ele desembarcou em Santa Helena em 1882 já adulto; ele viu gerações de pessoas indo e vindo.”

Imagem: Reprodução

A longevidade de Jonathan certamente surpreendeu muita gente, disse Lucy. Ele é o membro mais velho de seus companheiros na mansão, que consistem em outras três tartarugas gigantes, David, Emma e Fred. A segunda tartaruga mais velha é seu amigo, David, de 82 anos.

Jonathan provavelmente está totalmente cego e perdeu o olfato, mas, ainda se locomove muito bem. Ele normalmente passa seus dias descansando ao sol, comendo grama e relaxando com seus amigos tartarugas.

Publicidade

“Apesar de sua idade, Jonathan ainda tem boa libido e é visto frequentemente acasalar com Emma e às vezes com Fred”, disse Joe Hollins, um dos veterinários de Jonathan, ao Guinness Book of World Records. “Os animais muitas vezes não são particularmente sensíveis ao gênero.”

Imagem: Reprodução

É uma vida muito tranquila para alguém com esse status; ele é tão popular que seu retrato está até no verso da moeda de cinco centavos da pequena ilha.

“Sendo o animal terrestre mais antigo do mundo, ele tem um status quase real aqui”, disse Lucy. “Ele é digno e interage de maneira amigável, desde que as pessoas se movam lentamente ao seu redor. Todos nós gostamos muito dele.”

Publicidade

Jonathan é certamente um cara feliz e sociável, mas, alguns anos atrás, ele começou a ter problemas médicos. Felizmente, bastou uma pequena mudança na dieta e, agora, ele está de volta em ótima forma e continua forte, disse Lucy.

“Começamos a alimentar Jonathan semanalmente há alguns anos para complementar sua dieta de capim e aumentar sua nutrição”, disse ela.

Imagem: Reprodução

“Isso aconteceu porque o veterinário da ilha percebeu que seu bico (com o qual ceifava a grama) estava macio e quebradiço e que ele estava com muito frio e havia perdido peso. Tudo isso se inverteu agora e ele está em forma como um violino!”

Publicidade

Embora Jonathan certamente tenha visto seu quinhão de diferentes zeladores ao longo dos anos, está claro que ele os aprecia da mesma forma, desde que tragam para ele seus lanches favoritos de repolho, pepino, cenoura e frutas da estação.

“Ele conhece minha voz e conhece a voz do veterinário e reage caminhando em nossa direção”, disse Lucy. “É tudo sobre a comida!”

Compartilhado de The Dodo

Sair da versão mobile