A tapioca é um alimento muito mais saudável que o pão, não tem glúten e é muito saciante. Por tudo isto ela se tem tornado num alimento muito popular um todo o mundo, especialmente para quem gosta de vigiar o seu peso e para quem está a afastar o glúten das suas alimentações.
É muito fácil de confeccionar e dá para usá-la com vários tipos de ingredientes, é muito versátil.
A tapioca não contém gliadina, a proteína presente no glúten que promove a inflamação do corpo e o aumento da gordura abdominal, explica o endocrinologista Alfredo Cury.
A tapioca é, no entanto, calórica, não convém abusar nas quantidades. 50 gramas de tapioca têm 70 calorias. Escolha uma refeição para consumi-la, preferencialmente o café da manhã.
A chia pode ser adicionada à própria massa, fazendo o preparado ainda mais saudável pela adição de fibras e vitaminas da chia, que diminui o índice glicémico no sangue e as vitaminas do complexo B, importantes para o sistema cardiovascular e nervoso.
Evite todos os ingredientes muito calóricos como doce de leite ou chocolate, bem como os alimentos processados e com corantes, como molhos de ketchup, de maionese ou mostarda.
Para acompanhar a sua tapioca, não beba líquidos, tente beber uma água ou um chá meia hora depois de comê-la.