Utilizada como matéria-prima para fazer vinagre, álcool, licores e geleias, a tâmara é uma fruta saborosa e rica em açúcares. Ela também é utilizada na produção de xaropes expectorantes. A tamareira Phoenix dactylifera é uma palmeira originária do Oriente Médio, de regiões áridas e semiáridas, que produz essa fruta apreciada em todo o mundo.
De acordo com as tradições culturais muçulmanas, esse alimento é utilizado para quebrar o jejum. Os muçulmanos bebem a água e comem a fruta para evitar os excessos de alimentos após o ritual religioso. Ao ingeri-la, o corpo absorve a enorme quantidade de nutrientes da fruta, e assim a sensação de fome é diminuída.
Benefícios da tâmara
Seu consumo frequente traz diversos benefícios para a saúde, pois ajuda a manter uma dieta saudável e equilibrada.
1. Fortalece os ossos
Nela é possível encontrar os minerais essenciais para a formação e fortalecimento dos ossos. Portanto, consumindo de forma equilibrada, a fruta ajuda especialmente as pessoas idosas a prevenirem a osteoporose.
2. Previne e reforça tratamento para anemia
Por ser rica em ferro, a fruta contribui com a prevenção do tipo de anemia causado pela deficiência desse nutriente. Ainda assim é essencial consultar o médico antes de começar a comer a fruta com essa finalidade, pois deve-se primeiro diagnosticar se a anemia é mesmo por falta de ferro no organismo.
3. Melhora saúde digestiva e regula o funcionamento intestinal
Por causa da sua ótima concentração de fibras solúveis e insolúveis, ela é grande aliada no funcionamento do sistema gastrointestinal. Ela ajuda a prolongar a sensação de saciedade, o que é ótimo para evitar comer demais. Também ajuda a ter uma boa digestão e a evacuar de forma regulada, evitando a prisão de ventre e o inchaço.
4. Fornece energia
A grande quantidade de açúcar natural nessa fruta faz dela uma excelente fonte de energia. Nesse caso o ideal é comê-las antes das atividades físicas para que o corpo possa gastar essa energia gerada, impendido que ela fique acumulada e se transforme em gordura.
5. Efeitos anti-inflamatórios
O magnésio é um mineral que possui ação anti-inflamatória no organismo. Como a fruta é rica nesse mineral, logo seus efeitos no combate e prevenção de processos inflamatórios entra em ação. Esse efeito será mais eficiente quando a fruta faz parte de uma rotina de alimentação saudável.
6. Atua no controle da rinite e fortalece o sistema imune
O que faz a fruta ser benéfica para quem sofre com rinite alérgica é o enxofre orgânico. No caso de problemas alérgicos sazonais, esse composto contribui para a redução do impacto de uma crise. Com isso, e por conta de tantos outros nutrientes, a tâmara também é uma ótima fruta para fortalecer o sistema imunológico.
Propriedades nutricionais
Essa fruta é rica em fibras e minerais como magnésio, cálcio, manganês, fósforo, enxofre, ferro, potássio e cobre. Também contém vitaminas como a riboflavina, a tiamina, niacina, vitaminas K e A.
Seu valor energético é de 277 kcal a cada 100 gramas. Quando seca, o valor calórico da tâmara é bem maior, chegando a mais de 310 calorias para cada 100 gramas de fruta. Sendo assim, é necessário comer com moderação, pois ela pode ser uma vilã na dieta.
Consumindo na quantidade recomendada pelo nutricionista para substituir o açúcar industrializado, essa fruta será uma ótima aliada da sua saúde. Confira as propriedades nutricionais de 1 unidade de tâmara, com cerca de 9 gramas:
- Valor energético: 24,93 kcal;
- Carboidrato: 6,75 g;
- Proteína: 0,12 g;
- Potássio: 62,69 mg;
- Fibra: 0,6 g.
Contraindicações e cuidados a ter
Como você viu, a tâmara é uma fruta rica em açúcar, tanto que é usada como substituta do açúcar industrializado em muitas receitas saudáveis. É justamente por isso que ela deve ser consumida com cuidado, em especial por pessoas pré-diabéticas ou diabéticas.
Mesmo contendo tantos nutrientes benéficos para a saúde, no caso de proteção contra doenças, como a rinite, a fruta não serve como tratamento. Deve-se consultar o médico para tratar o problema e usar a fruta apenas como mais uma opção saudável para incluir na alimentação.
Receitas com tâmaras
Agora que já conhece as propriedades, benefícios e cuidados a ter, é hora de ver receitas deliciosas com tâmaras para começar a incluir essa fruta no cardápio.
1. Bolo de cenoura com tâmaras
Essa receita de bolo resulta em uma massa macia e fofa. A cenoura dá um toque adocicado e deixa a receita ainda mais nutritiva. E para completar, os pedacinhos de tâmaras fazem com que cada mordida fique ainda mais saborosa.
Ingredientes
Cenoura grande crua: 1 unidade;
Óleo de milho: 1 xícara (chá);
Mel: 1 colher (sopa);
Açúcar mascavo: ½ xícara (chá);
Noz-moscada ralada: ½ xícara (chá);
Ovos: 5 unidades;
Farinha de trigo integral: 1 xícara (chá);
Farelo de trigo: ½ xícara (chá);
Fermento em pó: 1 colher (sopa);
Tâmaras picadas: ½ xícara (chá).
Modo de preparo
- Coloque os ingredientes secos (frutas, farinha, farelo e o fermento) em uma tigela;
- Bata a cenoura, os ovos, o óleo, o mel, o açúcar e a noz-moscada no liquidificador;
- Misture os líquidos com os secos e mexa bem;
- Despeje em uma forma untada com óleo e farinha;
- Asse no forno preaquecido 180ºC por 40 minutos.
2. Brownie saudável
O brownie é um bolinho de chocolate cremoso e irresistível. Se você adora, mas procura por uma versão mais saudável, vai gostar dessa receita que nem vai ao forno.
Ingredientes
Noz: 2 xícaras (chá) inteira;
Cacau em pó: 1 xícara (chá);
Tâmara seca: 2 ½ xícaras (chá);
Mel: 1 colher (sopa);
Amêndoa: 1 xícara (chá) torrada e picada.
Modo de preparo
- Triture as nozes no triturador ou liquidificador até que fiquem como farinha. Não vai ficar tão seco, pois elas possuem gordura natural, mas é assim mesmo;
- Logo em seguida misture o cacau e triture mais um pouco. Coloque a mistura em uma tigela;
- Coloque no processador as tâmaras sem caroço e o mel. Triture e em seguida coloque junto na tigela com as nozes misturadas no cacau. Vá amassando com as mãos para virar uma massa úmida;
- Misture por fim as amêndoas torradas e picadas;
- Forre uma forma com papel manteiga e coloque a massa do brownie, apertando para ficar lisa. Peneire cacau em pó para decorar e leve para a geladeira por algumas horas. Depois é só cortar em pedaços e servir.
3. Bolacha de aveia
Essa é outra receita saudável, muito gostosa e bem fácil de fazer para comer no café da manhã ou nos lanches. É ótima opção para servir às crianças quando elas pedem biscoitos.
Ingredientes
Flocos de aveia: 80 gramas + 4 colheres (sopa);
Leite ou bebida vegetal: 80 mililitros;
Tâmara: 12 unidades;
Fermento: 1 colher (café);
Manteiga: 1 colher (chá).
Modo de preparo
- Comece ligando o forno em 180ºC para aquecer;
- Coloque as tâmaras em uma tigela e cubra com água;
- Enquanto isso, Triture os 80 gramas de flocos de aveia e reserve em um potinho;
- Coloque no processador as tâmaras sem caroços depois de terem hidratado alguns minutos. Coloque junto o leite ou a bebida vegetal e triture;
- Quando formar uma pasta, tire do triturador e misture a aveia triturada, a manteiga e o fermento;
- Depois coloque a aveia ainda em flocos e, se precisar, coloque mais leite para dar um ponto bom para enrolar;
- Faça bolinhas com a massa e vá colocando em uma forma formada com papel manteiga. Achate levemente com a mão ou um garfo. Leve ao forno por cerca de 10 minutos e pronto.
Conteúdo verificado clinicamente por Drª Dafne Oliveira