Só os pais sabem como, às vezes, é difícil ser firme e impedir que os filhos usem o tablet. Acontece que, quando eles estão distraídos vendo desenhos ou jogando, os pais conseguem fazer outras atividades com foco e mais tranquilidade.
Mesmo assim é preciso fazer o possível para manter o equilíbrio e não esquecer dos filhos por horas na frente da tela do tablet. Afinal, todo excesso é prejudicial à saúde. Então, veja quais são os riscos e os benefícios de deixar as crianças usarem o tablet no dia a dia.
Benefícios do tablet na vida das crianças
Já que o mundo moderno é digital, privar seu filho de conhecer as mídias digitais é um erro. Ele vai precisar estar familiarizado com esse universo para se desenvolver melhor em todos os sentidos.
O digital está na escola, na casa dos amiguinhos, nos ambientes públicos, na universidade e no trabalho. Vai acompanhar seu filho, cada vez mais, por toda a vida. Então, quanto antes ele souber que esse universo existe e como funciona, melhor.
Riscos do tablet na rotina dos pequenos
Por outro lado, o excesso de uso do tablet e outros eletrônicos pode prejudicar a saúde e o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Mais do que causar problemas de visão, de coluna e incentivar ao sedentarismo, deixar seu filho horas por dia usando o tablet leva ao vício.
Pode parecer que não, mas muitos pais chegam a passar vergonha por simplesmente não conseguirem controlar os filhos quando precisam desligar ou não usar seus smartphones por algum curto período de tempo.
Um dos casos que está percorrendo a internet é de uma menina que fez um escândalo dentro do avião porque sua mãe a impediu de usar o celular durante a decolagem.
Você, pai e mãe, pensa estar no controle. Mas, quando menos percebe, seu filho está mais conectado com o aparelho do que com você, e o resultado pode ser esse:
O uso adequado do tablet no dia a dia
Quando o seu filho tiver uma dúvida sobre qualquer coisa e você não souber prontamente a resposta, pode aproveitar a oportunidade de usar o meio digital como ferramenta de busca de respostas.
Antigamente, os pais usavam a Barsa, livros de história ou o dicionário para explicar as coisas aos filhos. Hoje em dia (e no futuro) a busca por respostas está na internet, e aí vem o bom uso do tablet para seu filho entender que ele pode encontrar as respostas sozinho.
Claro, é preciso ter cuidado e ter limites. As respostas dadas pelos pais continuam sendo importantes, pois os filhos admiram os pais que sabem responder suas dúvidas. Além disso, é importante configurar o tablet para que a criança tenha acesso restrito somente aos conteúdos liberados para sua idade.
Quanto ao entretenimento, que são os joguinhos, filmes e desenhos, é importante que os pais imponham limite de tempo por dia. As crianças precisam fazer atividades físicas, correr, pular, estimular a coordenação motora para terem um desenvolvimento completo.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, crianças de até três anos podem utilizar celular, tablet ou televisão no máximo 1 hora por dia.
Para os bebês até dois anos, a recomendação é de que eles nunca sejam expostos aos eletrônicos para prevenir problemas de visão e o hábito precoce do sedentarismo.
Para os mais velhos é importante que os pais determinem as atividades que devem ser feitas antes de liberar o uso do tablet ou smartphone para se distrair. Primeiro, as tarefas domésticas. Depois, o aparelho, até certo horário.
Claro, o exemplo também é fundamental. Você não pode proibir seu filho de usar o tablet ou celular enquanto estiver almoçando ou jantando em família, se estiver fazendo isso. Tenha seus próprios limites para ser um bom exemplo aos seus filhos.