Quando você começa a cultivar plantas dentro de casa ou na varanda, vai colocando pelo chão e sobre os móveis, até perceber que as paredes estão vazias. O ideal seria que as plantas estivessem também nas paredes para deixar a decoração mais completa e os ambientes ainda mais aconchegantes. Então, é nesse momento que você deve investir em suportes para pendurar plantas: os hangers.
Dicas para usar hangers na decoração
Os hangers, ou simplesmente suportes para pendurar plantas, são usados há anos. Antigamente as avós costumavam ter as samambaias e outras plantas pendentes penduradas nesses suportes, fosse na varanda, na garagem ou dentro de casa mesmo. Se não tinha um móvel alto para deixar a planta, o suporte era sempre a melhor opção.
Tipos de hangers
Os hangers podem ser de teto ou de parede, e os modelos variam muito. Em lojas especializadas em plantas e decoração você encontra uma grande variedade para combinar de acordo com o seu gosto ou o estilo de decoração de cada cômodo.
Você também pode comprar só a parte do suporte que fica fixada na parede, seja o gancho ou a estrutura em forma triangular, e fazer o seu suporte pendente em macramê ou tricô, por exemplo, deixando a decoração ainda mais personalizada.
Escolha da parede
Na hora de pendurar o suporte, escolha uma parede que possa ser perfurada, evitando aquelas por onde passam fios elétricos e encanamentos. Olhe o projeto da casa ou apartamento para saber quais são as paredes mais seguras.
Além disso, considere qual tipo de planta vai colocar em cada suporte para escolher a parede ideal, já que algumas plantas precisam de sol e outras de sombra. Analise a insolação de cada parede antes de decidir.
Altura do suporte
Considere, ainda, a altura do suporte, lembrando-se que a planta vai precisar ser regada e adubada. Você precisa conseguir alcançar a planta para fazer regas semanais, então coloque em uma altura que seja possível chegar até lá, mesmo que com a ajuda de uma escada.
Peso do suporte
Por fim, considere o peso de cada suporte e cada planta para utilizar o parafuso mais adequado, que vá segurar com firmeza o suporte e a planta, evitando que eles caiam no chão e acabem machucando alguém e estragando a parede ou o teto.
Quais plantas pendurar?
Você pode pendurar qualquer planta que o vaso caiba encaixado no suporte e que tenha o peso máximo que ele pode suportar. Evite as plantas mais pesadas e que ficam altas e eretas, como as dracenas, por exemplo. Essas são plantas de piso ou de mesa.
De modo geral, os hangers são usados para as plantas pendentes ou trepadeiras, criando aquele visual de cascata ou permitindo que a planta agarre em locais mais altos e crie um efeito de selva pelo cômodo.
Veja também: Flores pendentes de sol
Fotos para inspiração
Definitivamente, decorar com plantas é muito mais interessante quando você tem suportes para pendurá-las nas paredes e no teto. Os ambientes ficam mais completos quando a parte de cima também é composta por elementos decorativos. Veja essas ideias para se inspirar a fazer na sua casa.
Um suporte para várias plantinhas
Vida para o canto vazio da sala
Suporte de macramê
Quando não tem móveis para apoiar as plantas pendentes
Um quarto cheio de natureza
Em frente à janela
Uma de cada lado da cama
Um suporte para um jardim vertical
Samambaia sozinha complementando a decoração do lado da janela
Crédito das imagens: Casa e Construção, Tua Casa