Os suplementos alimentares são compostos por vitaminas e minerais (multivitamínicos) ou apenas certas substâncias para uma finalidade específica. Eles podem ser recomendados em qualquer idade, conforme a necessidade de cada organismo. Inclusive, podem ser muito importantes para os idosos, já que nessa fase da vida o organismo vai diminuindo a produção e a absorção de nutrientes.
Aproveite e veja: Peso ideal do idoso com base no IMC – veja como calcular
Tipos de suplementos alimentares
É importante ressaltar que os suplementos alimentares não substituem uma alimentação saudável e equilibrada: eles apenas complementam. Além disso, só devem ser usados com prescrição e acompanhamento de um médico ou nutricionista.
Os tipos de suplementos alimentares que existem são:
- Suplemento alimentar hipercalórico: para engordar
- Suplemento alimentar proteicos: para ganhar massa muscular
- Suplemento alimentar termogênico: para emagrecer
- Suplemento alimentar antioxidante: contra o envelhecimento
- Suplemento alimentar hormonal: regularizar o sistema hormonal
Existem alguns tipos específicos para suplementar as necessidades nutricionais das pessoas com mais de 65 anos, que são:
Ômega-3 e DHA
Servem para evitar o declínio cerebral relacionado à idade, como na doença de Alzheimer e outras doenças crônicas do cérebro. Também para otimizar a função cerebral de cognição, efeito cardioprotetor, diminuição da inflamação crônica e redução nos sintomas de artrite, como dor, rigidez e comprometimento funcional das articulações.
Aproveite e veja: Para que serve o ômega-6? Veja os benefícios e como consumir
Colágenos
Suas fibras agem como uma espécie de “cola”, auxiliando na coesão de tecidos e órgãos em geral. Já para pele, ossos, cartilagens, tendões e ligamentos, o colágeno fornece hidratação, resistência, elasticidade e flexibilidade.
Veja também: Tipos e funções do suplemento de colágeno no organismo
Fibras alimentares
Os suplementos alimentares ricos em fibras servem para manter o intestino funcionando bem e de forma regular. Elas ajudam a prevenir a prisão de ventre, a promover uma melhor limpeza intestinal e a reduzir o risco de câncer de intestino.
Vitaminas e minerais
Ao chegar na idade próxima da menopausa e da andropausa, as vitaminas e minerais vão tendo sua absorção reduzida e, assim, há necessidade da suplementação para idosos. Algumas das mais importantes são:
- Vitamina B12
- Cálcio
- Vitamina D
- Vitamina B6
- Magnésio
- Zinco
- Potássio
- Folato
Aproveite e veja: 10 Vitaminas essenciais para idosos e suas funções no organismo
Proteínas e aminoácidos
A suplementação de proteína em pó, como o whey protein, ajuda a combater a sarcopenia, que é a diminuição natural da massa muscular pela idade. Junto com as proteínas, pode ser útil suplementar também os aminoácidos que reforçam a produção de proteínas pelo organismo. Esses dois suplementos alimentares, em conjunto com uma rotina de atividades físicas, ajudam na manutenção da força muscular.
Veja também: 5 fontes de proteínas baratas para acrescentar no dia a dia
Artigo com informações de Tua Saúde e Essentia Pharma