suor noturno
Crédito: Freepik

Conheça as causas do suor noturno

Se frequentemente você acorda suado durante a noite ou de manhã, veja o que pode estar acontecendo

Publicidade

O suor noturno é quando você sua enquanto dorme. Na maior parte das vezes, essa é uma reação normal do corpo e que não há motivo para se preocupar. Caso você esteja passando por isso com frequência, é bom saber quais podem ser as causas e o que fazer a respeito.

Possíveis causas

suor noturno causas
Crédito: Freepik

Em noites de muito calor, essa reação é inevitável para muitas pessoas. Nesse caso, você acorda sentindo a roupa molhada e corpo úmido, só que não sente nada além disso. Já quando esse suor vem acompanhando de outros sintomas, como febre, dores e mal estar, pode ser algum problema de saúde avisando que precisa ser tratado. Veja quais as possíveis causas.

1. Aumento da temperatura do corpo

O suor acontece quando a temperatura do corpo sobe. É um mecanismo que serve para reduzir a temperatura até que volte ao normal, impedindo que a pessoa passe mal por excesso de calor. Esse aumento acontece em todas as pessoas quando praticam atividade física, ingerem alimentos termogênicos ou estão sob altas temperaturas, o que pode acontecer durante o sono em uma noite de muito calor.

2. Hiperidrose

Algumas pessoas sofrem com um problema chamado hiperidrose, que é quando as glândulas sudoríparas do corpo produzem uma transpiração excessiva. Nesse caso, a transpiração irá acontecer não apenas durante o sono, mas em várias situações ao longo do dia. Também pode afetar o corpo todo ou partes isoladas.

Publicidade

3. Alterações hormonais

Pessoas que sofrem com problemas de hormônios, como o hipertireoidismo, tendem a sentir muito calor em determinados momentos, o que as faz suar bastante, inclusive enquanto dormem. O mesmo ocorre com as mulheres no período menstrual ou na menopausa, quando o corpo está com os hormônios em oscilação e desequilíbrio.

4. Diabetes

Outra doença que afeta a temperatura corporal é o diabetes. Quando passam por episódios de hipoglicemia, o corpo sua frio, há tontura e isso pode ocorrer durante o sono, gerando o suor noturno.

5. Medicamentos

A maioria dos medicamentos possui efeitos colaterais, que nem sempre são perigosos. Alguns tipos podem provocar essa transpiração durante a noite, como paracetamol, AAS, remédio para pressão e antipsicóticos. Se estiver fazendo uso de algum desses medicamentos e perceber que está causando o suor durante o sono, não ignore o sintoma.

6. Doenças infecciosas

Quando uma pessoa está doente e fica com febre, a temperatura do corpo sobe e o suor vai acontecer. É muito comum pegar no sono com febre e acordar com o corpo molhado, porque a febre baixou durante o sono. Pode-se dizer que é um bom sinal, mas mesmo assim deve-se buscar tratamento ou manter o que já estiver fazendo.

Publicidade

7. Disautonomia

A disautonomia é quando ocorre um distúrbio no sistema nervoso autônomo, responsável por funções como respiração, temperatura do corpo, pressão arterial e digestão. Sendo assim, essas funções ficam descontroladas e um dos efeitos colaterais pode ser o suor noturno. Esse problema é mais recorrente em quem sofre com doenças neurológicas, como Alzheimer, tumor cerebral, Parkinson e esclerose múltipla.

8. Apneia do sono

Na apneia do sono, ocorre uma parada momentânea da respiração enquanto a pessoa dorme. Nesses momentos, a oxigenação do sangue cai e pode ocorrer a sudorese. Com esse problema a pessoa também vai ter outros sintomas, como cansaço ao longo do dia, sonolência, fraqueza, dores no corpo e irritabilidade, pois não consegue ter um sono reparador.

O que fazer e que médico consultar?

Como você viu, o suor noturno pode ser um efeito colateral de diversas causas. Por isso que é essencial observar outros sintomas. Se o problema for constante e não observar outros sintomas relacionados, procure o médico endocrinologista, que trata das glândulas internas do corpo, inclusive das que provocam o suor.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM