A menopausa é um período delicado vivido por todas as mulheres quando o seu ciclo menstrual é interrompido e a produção dos hormônios estrogênio e progesterona diminui. Com essa diminuição aparecem efeitos colaterais incômodos acompanhados de mudanças de comportamento, que podem afetar algumas mulheres com mais intensidade do que outras. É por isso que receitas como as de sucos para menopausa são tão úteis.
Antes de acontecer a menopausa propriamente dita, a mulher vive um período chamado climatério, que inicia por volta dos 41 anos de idade e se estende após a menopausa também, até por volta dos 65 anos.
Os sintomas causam alterações no corpo todo devido à desregulação hormonal. A mulher sente alterações de humor, calorões, produz mais suor, pode ter dificuldade para dormir, dores de cabeça e outros sintomas relacionados. As receitas de sucos para menopausa ajudam a aliviar esses sintomas, junto de hábitos de vida saudáveis. Veja o que usar e como fazer.
Sucos para aliviar os sintomas da menopausa
A alimentação de qualidade é uma aliada fundamental para todas as pessoas, especialmente para as mulheres que estão na menopausa. Nesse período, é preciso alimentar-se de muitas vitaminas, cálcio para fortalecer os ossos que começam a enfraquecer, fibras e todos os minerais que ajudam o organismo (incluindo os hormônios) a trabalhar em equilíbrio.
Uma ótima ideia para incluir no cardápio são os sucos naturais, ricos em vitaminas, fibras e minerais. Veja agora receitas que, além de gostosas, vão ajudar a manter a saúde física e mental para passar pela menopausa com mais tranquilidade e disposição.
1. Cenoura com laranja
Esses dois ingredientes são ricos em vitamina A e C, além de fibras.
Ingredientes
Cenoura: 1 unidade;
Laranja: suco de 2 unidades;
Água: 100 ml.
Modo de preparo
- Esprema o suco de laranja e corte a cenoura em pequenos pedaços. Coloque-as junto com a água no liquidificador e bata muito bem até formar o suco;
- Se achar que precisa de mais água ou quiser botar gelo, fique à vontade, mas não coe para absorver as fibras.
2. Couve com maracujá
Os vegetais verde-escuros são muito bons para o organismo no período da menopausa, e o maracujá, além de rico em vitamina C, ajuda a manter a tranquilidade com seu efeito calmante.
Ingredientes
Maracujá: polpa de 1 unidade;
Couve: 2 folhas;
Mel: 2 colheres (sopa);
Água: 450 ml.
Modo de preparo
- Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba três vezes ao dia. Evite guardar para o dia seguinte, pois quanto mais fresco, melhor.
3. Suco de geleia real
Mais do que um suco, essa receita é rica em vitaminas. Como leva leite, também contribui para manter os ossos fortes, além de outros ingredientes ricos em gordura saudável e energia.
Ingredientes
Abacate: ½ unidade;
Geleia real: 2 gramas;
Leite desnatado: 2 copos;
Lecitina de soja: 10 gramas.
Modo de preparo
- Junte todos os ingredientes no liquidificador, bata muito bem e beba duas vezes ao dia.
4. Suco de tomate
Se você é ousada na hora de experimentar coisas novas, aproveite os benefícios desse poderoso suco antioxidante que faz uma faxina no organismo.
Ingredientes
Tomates maduros: 4 unidades;
Folhas de manjericão: a gosto;
Água gelada: ½ xícara;
Suco de limão: 1 unidade;
Sal ou açúcar: a gosto.
Modo de preparo
- Bata no liquidificador os tomates bem lavados, as folhas de manjericão e a água. Depois de bem batido, coe;
- Lave o liquidificador e depois coloque o suco coado, o suco de limão, mais um pouco de água gelada se quiser um suco mais fino;
- Decida se vai preferir com uma pitada de sal ou com uma colher de açúcar demerara. Bata bem e está pronto.
5. Suco verde
O tradicional suco verde é útil como um dos sucos para menopausa porque contém uma diversidade de vegetais muito importantes para nutrir o corpo da mulher e ajudar a reequilibrar seu organismo.
Ingredientes
Couve: 2 folhas grandes;
Espinafre: 1 xícara;
Banana: ½ unidade;
Cenoura: ½ xícara, picada;
Pêssego: ½ xícara, picado;
Beterraba: ½ xícara, picada;
Morango: ½ xícara;
Amora: ½ xícara;
Linhaça: 2 colheres (sopa);
Chia: 2 colheres (sopa).
Modo de preparo
- Coloque todos os ingredientes em um liquidificador tamanho grande, que seja potente. Caso o seu não seja assim, faça metade da receita de cada vez;
- Bata bem todos os ingredientes por uns 2 minutos até que esteja tudo muito bem misturado;
- Se quiser, depois finalize batendo com um pouco de gelo;
- Depois deixe o suco no copo por 1 minuto para que as fibras e pedacinhos fiquem no fundo. Assim não precisa coar e desperdiçar tantos nutrientes.
6. Shake de cacau
Essa receita não deixa de ser um suco, só que um pouco mais espesso porque, no lugar da água, usa-se o extrato de soja. É uma receita proteica, antioxidante, com cálcio, gorduras boas e anti-inflamatória.
Ingredientes
Banana: 1 unidade;
Cacau em pó: 1 colher (chá);
Extrato de soja: 240 ml;
Linhaça dourada: 1 colher (sopa);
Amaranto: 1 colher (sopa);
Mel: 2 colheres (sopa).
Modo de preparo
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador e deixe bater até que estejam totalmente incorporados. Beba em seguida, se possível, bem gelado.
7. Vitamina de mamão com linhaça
Mais uma receita em que o leite ganha lugar. Se quiser, pode substituir por bebida vegetal. É uma receita rica em ômega-3, cálcio, fibras, vitaminas e minerais que ajudam a aliviar os sintomas que a menopausa traz no dia a dia.
Ingredientes
Mamão papaia: ½ unidade;
Iogurte: 1 potinho;
Linhaça moída: 1 colher (sopa);
Açúcar de coco: a gosto.
Modo de preparo
- Bata o mamão e o iogurte no liquidificador;
- Em seguida, transfira para um copo, adoce e misture a linhaça. Beba na hora.
Dicas de alimentação para aliviar os sintomas da menopausa
Além desses sucos, é importante consultar um nutricionista para prescrever uma dieta com quantidades bem distribuídas de cada grupo alimentar, ajudando a manter o equilíbrio do organismo. É interessante dar preferência para:
- Legumes, frutas frescas e hortaliças;
- Alimentos ricos em vitamina A;
- Alimentos ricos em ômega-3;
- Ovos;
- Azeite extravirgem;
- Cereais;
- Sementes;
- Leguminosas.
Basicamente, quanto mais natural for a dieta, melhor. Deve-se evitar excessos de sal, açúcar processado e alimentos industrializados.
Para aumentar o efeito de todos os alimentos também é importante manter uma rotina de exercícios físicos e praticar atividades agradáveis, que ajudem a manter o bom humor, a mente ocupada e o corpo em movimento. A menopausa não precisa ser inimiga. É um processo natural que pode ser vivido com alegria e bem-estar.